One-shot









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


























































One-shot (ou "um-tiro" - por ser uma leitura rápida) É um termo utilizado para mangás (quadrinhos, comics, banda desenhada etc) que contenham somente um capítulo não fazendo parte de uma série, seja ele curto e postado de uma só vez ou longo e postado em partes.



HQ,Comics |


No mercado estadunidense de comics, esta designação é frequentemente usada para histórias em quadrinhos mensais que são diferentes do usual para distinguir do volume único das séries em quadrinhos.



Mangá |


No Japão, este conceito é expresso pelo termo yomikiri (読み切り), sendo o termo one-shot oriundo dos comics estadunidenses. Um mangá one-shot conta a sua história toda em 15-60 páginas, escrito geralmente para concursos (Prêmio Tezuka, por exemplo), e às vezes mais tarde evolui para uma série de mangá em longa-metragem (muito parecido com um piloto de series de televisão ). Vários mangás populares no Japão - e no ocidente - começaram como um one-shot, dentre eles estão: Dragon Ball, Naruto, Bleach, One Piece, Berserk, e Death Note (este que se generalizou novamente no volume treze, "How to Read") entre outros.



  • Portal da banda desenhada
  • Portal de anime e mangá
  • Portal do Japão



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna