Grumman TBF Avenger









Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2011)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.










































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Grumman TBF Avenger




Bombardeiro










Descrição
Tipo / Missão
Torpedeiro
País de origem

 Estados Unidos
Quantidade produzida
9839
Primeiro voo em

7 de agosto de 1941

Tripulação
4
Especificações
Dimensões
Comprimento
12,48 m (40,9 ft)

Envergadura
16,51 m (54,2 ft)
Altura
4,70 m (15,4 ft)
Área das asas
45,52 m² (490 ft²)

Alongamento
6
Peso(s)
Peso vazio
4 783 kg (10 500 lb)
Peso carregado
8 115 kg (17 900 lb)
Propulsão
Motor(es)
1 × Wright R-2600
Performance
Velocidade máxima
442 km/h (238 kn)
Alcance (MTOW)
1 610 km (1 000 mi)
Teto máximo
9 170 m (30 100 ft)
Razão de subida
10.5 m/s








Dois TBF Avengers.


Grumman TBF Avenger, ou TBM para as aeronaves produzidas pela General Motors, foi um avião-torpedeiro construído para a Marinha dos Estados Unidos e para os Marines, que participou da II Guerra Mundial entrando em ação em junho de 1942 na Batalha de Midway, durante a Guerra do Pacífico.


O TDB Douglas Devastator, construído em 1935 e até então principal torpedeiro da marinha norte-americana, havia se tornado obsoleto mesmo antes dos Estados Unidos entrarem na guerra. O governo contratou a empresa Grumman para desenvolver um avião mais moderno e o mesmo foi apresentado em sua fábrica na tarde de 7 de dezembro de 1941, ironicamente, o dia em que os EUA sofreram o ataque a Pearl Harbor. Com a difusão da notícia, a fábrica foi selada para se proteger de algum ataque inimigo e seus operários trabalharam em regime de urgência, fazendo com que seis meses depois, em junho de 1942, cem destes aviões fossem enviados para o Pacífico.


Seis deles participaram da defesa das Ilhas Midway e do ataque à esquadra japonesa mas devido a ainda pouca experiência dos pilotos com o avião, cinco deles foram destruídos na batalha.


Pelo resto da guerra entretanto, o Avenger participaria com sucesso de diversas batalhas aeronavais, como Guadalcanal e Ilhas Salomão (onde afundaram um porta-aviões japonês).


O Avenger teve duas versões mais modernas, TBF1-C e TBM3 (o de maior produção, com cerca de 4.200 aeronaves), e além de sua função principal de torpedeiro de belonaves de batalha de superfície também se tornou um grande “matador” de submarinos inimigos, tanto no Pacífico quanto no Atlântico, afundando trinta deles, mas aos poucos sua produção foi diminuindo, em detrimento do mais moderno F6F Hellcat, o caça que se tornaria o maior rival dos Zeros japoneses na Guerra do Pacífico.


O torpedeiro também tem sua história ligada a personalidades famosas. O ex-Presidente dos Estados Unidos George H. W. Bush foi um piloto de Avenger durante a guerra e em junho de 1943 era o mais novo aviador naval no conflito. Em setembro de 1944 ele foi abatido num destes aviões sobre a ilha japonesa de Chichi Jima; seus dois companheiros de tripulação morreram no episódio, mas Bush conseguiu lançar suas bombas e atingir o alvo antes de ser abatido, o que lhe valeu mais tarde a condecoração Distinguished Flying Cross da Marinha dos Estados Unidos.


Outra personalidade que combateu na guerra num TBF Avenger foi o ator Paul Newman, que atuou como artilheiro de cauda num destes aviões. Newman esperava ser aceito como piloto, mas recusado por causa de daltonismo, lutou como metralhador; como aviador naval do porta-aviões USS Hollandia, ele se encontrava a setecentos quilômetros do Japão quando Hiroshima sofreu o bombardeio atômico que encerrou a Guerra no Pacífico.


Após a II Guerra, o Avenger continuou a ser usado por vários anos pelas forças aéreas do Canadá e da Nova Zelândia, como apoio a alguns corpos de bombeiros nos Estados Unidos e para vôos particulares na mão de colecionadores de guerra.


Foi um esquadrão destes aviões, o Vôo 19, que desapareceu misteriosamente num vôo de patrulha sobre o Mar do Caribe em dezembro de 1945, dando início as lendas sobre o Triângulo das Bermudas.



No Brasil |


A Aviação Naval Brasileira operou três aeronaves TBM. Os aviões foram doados pela USN, vindo a bordo do porta-aviões Minas Gerais quando este foi adquirido em 1956 da Marinha Real Britânica. Devido as desavenças com a Força Aérea Brasileira sobre qual força deveria operar os aviões a partir do porta-aviões, estes ficaram baseados em terra. Com a proibição da Marinha de operar aeronaves de asa fixa, os Avenger foram sucateados em 1965.



Ver também |



Commons

O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Grumman TBF Avenger


  • Lista de aeronaves que serviram a Aviação Naval Brasileira


Ligações externas |


  • Aviação Naval Brasileira - Grumman TBM Avenger




Ícone de esboço Este artigo sobre um avião, integrado ao Projeto Aviação, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.




Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos militares é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.











































Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna