Circuito Internacional de Buddh




Coordenadas: 28° 21' 1" N, 77° 32' 4" L



























































































Índia Buddh International Circuit

Nova Delhi

Jaypee International Circuit 2011.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Greater Noida - Utar Pradexe, Índia

Voltas
60

Percurso
5.125 km (3.185 mi)

Total
307.249 km (190.916 mi)

Curvas
16

Pole

Alemanha Sebastian Vettel
Red Bull-Renault V8
1min 24s 119
2013


Volta mais rápida
na prova


Alemanha Sebastian Vettel
Red Bull-Renault V8
1min 27s 249
2011


Anos disputados
3

Primeira disputa

2011

Última disputa

2013

Maior vencedor (pilotos)

Alemanha Sebastian Vettel (3)

Maior vencedor (equipe)

Áustria Red Bull (3)

Última corrida (2013):

Pole Position

Piloto

Alemanha Sebastian Vettel
Red Bull-Renault V8

Tempo
1min 24s 119

Volta mais rápida

Piloto

Finlândia Kimi Räikkönen
Lotus-Renault V8

Tempo
1min 27s 679

Pódio

Primeiro

Alemanha Sebastian Vettel
Red Bull-Renault V8
1h 31min 12s 187


Segundo

Alemanha Nico Rosberg
Mercedes V8
+29s 823


Terceiro

França Romain Grosjean
Lotus-Renault V8
+39s 892


O Circuito Internacional de Buddh (em inglês: Buddh International Circuit[1]) em Greater Noida, Utar Pradexe, Índia é um circuito de Fórmula 1 construído, próximo de Deli. Foi inaugurado a 18 de Outubro de 2011, apenas duas semanas antes da primeira corrida. Acolheu o Grande Prémio da Índia em Fórmula 1 em 2011.[2]




Índice






  • 1 História


  • 2 Nome


  • 3 Design


  • 4 Grandes Prémios realizados


  • 5 Ver também


  • 6 Ligações externas


  • 7 Referências





História |


Em julho de 2007 foi proposto que um circuito em Greater Noida fosse construído para acolher uma corrida em 2009.[3]


Em setembro de 2007 dois sítios estavam sob análise Sohna, em Haryana e Greater Noida, em Uttar Pradesh, para acolher uma corrida em 2010.[4]


Em outubro de 2007, a FIA assinou um contrato com a JPSK Sports Private Limited para organizar uma corrida de F1 na Índia. A JPSK é propriedade da Jaiprakash Associates (74%), à propriedade de Sumeer Kalmadi[5] (filho de Suresh Kalmadi, o presidente da Associação Olímpica Indiana) Sulba Realty Private Limited (13%) e à Trackwork International Pvt Ltd (13%), baseada em Deli. 'SK' em JPSK é, aparentemente, uma referência a Sumeer Kalmadi.[6]



Nome |


Originalmente conhecido como Jaypee Group Circuit ou Jaypee International Race Circuit, com os donos do circuito, este foi nomeado oficialmente de Buddh International Circuit, em Abril de 2011. De acordo com Sameer Gaur, o Director Gerente e Chefe Executivo da Jaypee Sports International, o nome deriva da palavra Buddha, e representa paz e sossego.[1]



Design |


Com a construção a ter um custo estimado de 10 biliões de rupias indianas[7] (169 Milhões de Euros), espera-se que o circuito esteja completo em Junho de 2011. Irá ter um comprimento de 5.14 km e uma área de 354 hectares.[8] Esperava-se inicialmente que o circuito iria ter capacidade de 150.000 lugares sentados[7] com as provisões a fazerem subir este número para 200.000, mais tarde.[9]


O circuito irá fazer parte dos 10.12 km² da Cidade dos Desportos Jaypee Greens, [3] que está prevista incluir um estádio de cricket de 100.000 lugares sentados (o Greater Noida Cricket Stadium, um campo de golfe de 18 buracos, um estádio de hóquei com 25 mil lugares sentados e uma academia desportiva. Espera-se que o complexo desportivo custe 4000 crore Rs[7] e que gere anualmente um retorno de cerca de 133 mil euros (180 mil dólares), e empregará 10 mil pessoas.[9] Foi noticiado que o circuito irá ser o segundo mais rápido do calendário, depois de Monza e que o design foi mostrado às equipas para obter opiniões em como o circuito poderia ser alterado para melhorar as ultrapassagens.[10] Isso resultou em algumas pequenas mudanças como se tornou claro em Abril de 2010. O gancho planeado na curva 7 será removido, e a pista na curva 3 irá ser ampliada para permitir aos pilotos optar por diferentes trajectórias para abordar a curva. Mais informações foram reveladas em Agosto de 2010, revelando que houve planos para fazer do circuito um dois mais desafiantes aos pilotos, com o circuito a aumentar em catorze metros, com as 3 primeiras curvas sozinhas e uma curva de duplo-apex no lado oposto do circuito.[11]


Espera-se que um carro de Fórmula 1 faça uma volta aos 5141m do longo circuito em 1 minuto e 27.02 segundos, a uma velocidade média de 210.03 km/h. No fim da longa recta entre as curvas 3 e 4, espera-se que os carros de Fórmula 1 atinjam uma velocidade máxima de 318 km/.[12]



Grandes Prémios realizados |















































Ano
Data
Pole Position
Tempo
Vencedor
Tempo
Volta mais rápida
Tempo
Detalhes

2013

27 de outubro

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:24.119

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:31:12.187

Finlândia Kimi Räikkönen (Lotus)
1:28.203 (na volta 60)

Detalhes

2012

28 de outubro

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:25.283

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:31:10.744

Reino Unido Jenson Button (McLaren)
1:28.203 (na volta 60)

Detalhes

2011

30 de outubro

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:24.178

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:30:35.002

Alemanha Sebastian Vettel (Red Bull)
1:27.249 (na volta 60)

Detalhes


















Ver também |


  • Grande Prémio da Índia


Ligações externas |


  • Plano principal


Referências |





  1. ab Erro de citação: Código <ref> inválido; não foi fornecido texto para as refs de nome Buddh


  2. «India company says on track for 2011 F1 race». Reuters. 15 de abril de 2009. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  3. Abdullah (17 de julho de 2007). «Greater Noida Takes the Pole Position in Formula One race». Delhi Live. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  4. «F-1 race at Sohna or Greater Noida». The Hindu. 18 de setembro de 2007. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  5. «Suresh Kalmadi's kin share F1 booty: Report». Zee News. 22 de agosto de 2009. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  6. Ritu Sarin (22 de agosto de 2009). «For Kalmadi, F1 is Family 1st». Indian Express. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  7. abc [1]


  8. [2]


  9. ab Deepa Jainani (16 de janeiro de 2009). «India on course for 2011 F1 Grand Prix». The Financial Express. Consultado em 21 de outubro de 2009 


  10. O'Brien, John (6 de abril de 2010). «INTERVIEW-Motor racing-India gears up for Formula One fever». Reuters.co.uk. Reuters. Consultado em 7 de abril de 2010 


  11. http://www.f1fanatic.co.uk/2010/08/24/team-input-%E2%80%9Cinvaluable%E2%80%9D-to-new-indian-circuit/#comment-417709


  12. http://www.inautonews.com/india-names-f1-track-buddh-international-circuit









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