Circuito Urbano de Valência
Nota: Se procura o autódromo, veja Circuit de Valencia.
Circuito Urbano de Valência | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização | Valência, Espanha |
Voltas | 57 |
Percurso | 5.419 km (3.367 mi) |
Total | 308.883 km (191.93 mi) |
Curvas | 25 |
Pole | Sebastian Vettel Red Bull-Renault V8 1min 36s 975 2011 |
Volta mais rápida na prova | Timo Glock Toyota V8 1min 38s 683 2009 |
Anos disputados | 5 |
Primeira disputa | 2008 |
Última disputa | 2012 |
Maior vencedor (pilotos) | Sebastian Vettel (2) |
Maior vencedor (equipe) | Red Bull (2) |
Última corrida (2012): | |
Pole Position | |
Piloto | Sebastian Vettel Red Bull-Renault V8 |
Tempo | 1min 38s 086 |
Volta mais rápida | |
Piloto | Nico Rosberg Mercedes V8 |
Tempo | 1min 42s 163 |
Pódio | |
Primeiro | Fernando Alonso Ferrari V8 1h 35min 51s 289 |
Segundo | Kimi Raikkonen Lotus-Renault V8 +2s 358 |
Terceiro | Michael Schumacher Mercedes V8 +15s 994 |
O Circuito Urbano de Valência foi um circuito de rua localizado na cidade de Valência, na Espanha, que sediou o Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1 por cinco anos, de 2008 a 2012, na companhia da GP2 Series. A primeira corrida no circuito foi realizada na cidade durante o fim de semana em 23 e 24 de agosto de 2008, com o piloto brasileiro Felipe Massa a vencer o evento principal, o Grande Prêmio da Europa, depois de largar na pole position. O International GT Open e a Fórmula 3 Espanhola também visitaram o circuito neste ano.
A construção do circuito teve início em Outubro de 2007 e tinha uma extensão de 5.419 metros e 25 curvas (11 à esquerda e 14 à direita). O circuito usou as estradas que contornam o porto da cidade e a área da porta da America's Cup - incluindo uma seção sobre uma ponte de 140 metros de comprimento (460 pés) e também incluiu algumas estradas projetadas exclusivamente para propósitos de corrida pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, que também projetou os prédios de infraestrutura para o circuito.
Esperava-se que o circuito estivesse operado pelo menos até 2015. No entanto, a crise econômica global, especialmente marcada na Espanha e na Comunidade Valenciana em particular, forçou a deixar o circuito em 2012.
A edição de 2012 foi realizada em 24 de junho, tendo como vencedor o espanhol Fernando Alonso, e foi a última a receber o nome de Grande Prêmio da Europa até 2016, quando o Circuito Urbano de Baku assumiu a denominação. Em 20 de agosto de 2013, expirou oficialmente a licença que autorizava competições de automobilismo em Valência, e desde então, o circuito se considera como encerrado.
Índice
1 Circuito como nova localização do GP da Europa
1.1 Época de introdução
2 Historial de Grandes Prémios de F1
3 Ligações externas
Circuito como nova localização do GP da Europa |
O Grande Prémio da Europa começou a participar da Formula 1, a partir de 2008, neste circuito urbano provisório em Valência, como já sucede no Grande Prémio do Mónaco. O circuito situa-se na área envolvente da zona onde se disputou em 2007 a regata "America's Cup".
Alguns super-fãs da F1 em Portugal especulam que o evento poderia ser em Portugal, caso este tivesse ganho a candidatura à organização da regata "America's Cup". Outros especulam que o evento é em Espanha devido ao facto de o piloto Fernando Alonso ser bi-campeão mundial, o que faria sentido, uma vez que o Grande Prémio da Europa tinha lugar na Alemanha, país natal do hepta-campeão Michael Schumacher, e "mudou de ares" um ano após o alemão se ter retirado.
Outra hipótese para o Grande Prémio ser em Espanha é o facto de este país se encontrar economicamente muito melhor que outros países da Europa, e o número de adeptos da Fórmula 1 em Espanha, e principalmente nas Astúrias e outras regiões próximas, como a Catalunha, ter vindo a subir de forma surpreendente desde o primeiro campeonato do Mundo conquistado pelo piloto asturiano Fernando Alonso, e por isso que Valência tem todas as condições necessárias para que nela seja criado um circuito urbano temporário.
Época de introdução |
A introdução deste Grande Prémio em Valência está inserida numa mudança de localização dos Grandes Prémios existentes e de adição de novos Grandes Prémios. Em 2008 estreou-se também o Grande Prémio de Singapura, no Circuito Urbano de Marina Bay. Em 2009 o Grande Prémio do Japão voltou a Suzuka e também em 2009 é a vez de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, receber um Grande Prémio, no Circuito de Yas Marina. Em 2010 irá estrear-se um Grande Prêmio Coreia do Sul, em Yeongam, e em 2011 irá estrear-se um Grande Prémio na Índia, em Nova Deli.
Historial de Grandes Prémios de F1 |
Ver artigo principal: Grande Prémio da Europa
O Circuito de Valência é palco do Grande Prémio da Europa de Fórmula 1 desde 2008.
Provas disputadas:
Ano | Data | Pole Position | Tempo | Vencedor | Tempo | Volta mais rápida | Tempo | Detalhes |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
2012 | 24 de junho | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:38.086 | Fernando Alonso (Ferrari) | 1:44:16.649 | Nico Rosberg (Mercedes) | 1:42.163 (na volta 54) | Detalhes |
2011 | 26 de junho | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:36.975 | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:39:36.169 | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:41.852 (na volta 53) | Detalhes |
2010 | 27 de junho | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:37.587 | Sebastian Vettel (Red Bull) | 1:40:29.571 | Jenson Button (McLaren) | 1:38.766 (na volta 54) | Detalhes |
2009 | 23 de agosto | Lewis Hamilton (McLaren) | 1:39:498 | Rubens Barrichello (Brawn) | 1:35:51.289 | Timo Glock (Toyota) | 1:38.683 (na volta 55) | Detalhes |
2008 | 24 de agosto | Felipe Massa (Ferrari) | 1:38:989 | Felipe Massa (Ferrari) | 1:35:32.339 | Felipe Massa (Ferrari) | 1:38.708 (na volta 36) | Detalhes |
Ligações externas |
- Web site
- Valencia Circuit - European GP