Circuito de Montjuïc
Montjuïc | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização | Montjuïc, Barcelona, na Catalunha, Espanha. |
Voltas | 75 |
Percurso | 3.791 km (2.355 mi) |
Total | 284.325 km (176.671 mi) |
Curvas | 11 |
Pole | Ronnie Peterson Lotus-Ford V8 1min 21s 8 1973 |
Volta mais rápida na prova | Ronnie Peterson Lotus-Ford V8 1min 23s 8 1973 |
Anos disputados | 4 |
Primeira disputa | 1969 |
Última disputa | 1975 |
Maior vencedor (pilotos) | Jackie Stewart (2) |
Maior vencedor (equipe) | Matra Tyrrell Lotus McLaren |
Última corrida (1975): | |
Pole Position | |
Piloto | Niki Lauda Ferrari F12 |
Tempo | 1min 23s 4 |
Volta mais rápida | |
Piloto | Mario Andretti Parnelli-Ford |
Tempo | 1min 25s 1 |
Pódio | |
Primeiro | Jochen Mass McLaren-Ford V8 42min 53s 7* |
Segundo | Jacky Ickx Lotus-Ford V8 +01s 1 |
Terceiro | Carlos Reutemann Brabham-Ford V8 +1 volta * Prova interrompida em função do acidente de Rolf Stommelen |
O circuito de Montjuïc é um circuito de rua antigo situado na montanha de Montjuïc, em Barcelona, na Catalunha. É considerado entre os melhores circuitos da Fórmula 1 de todos os tempos, com Autosport avaliação que entre os seus dez melhores para o seu 50 º aniversário da categoria em questão.
História |
Em 1908 motorizado internacional foi realizado no Circuito de Baix Penedès com a Copa da Catalunha. Em 1923, o primeiro automóvel Grande Prêmio da Espanha no circuito permanente Sitges Terramar foi executado perto de Barcelona. Em 1932, a corrida foi realizada em um circuito de rua, com o início no Parque de Montjuïc, arborizado parque sobre uma colina acima do porto da cidade. O curso do circuito de 1933 a leste do que a raça tornou-se o circuito de Montjuïc adequada, mantendo as Penya Rhin Grand Prix.
Em 1968, Montjuïc foi selecionada como sede para o GP da Espanha, que teve lugar no circuito de Jarama, em Madrid, com a edição inaugural do Grande Prémio sendo realizada lá em 4 de maio de 1969. O caráter variável do curso anti-horário (com um meia lento e outro muito rápido) faz ajuste dos carros corretamente um desafio.
Sediou o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 em: 1969, 1971, 1973 e 1975, sendo que, nesta última, um grave acidente com o alemão Rolf Stommelen fez com que a corrida fosse encerrada pela metade e metade dos pontos foram dados, com Jochen Mass registrado como o vencedor. Lella Lombardi se tornou o primeiro piloto a marcar pontos feminino chmpionship mundo, tendo 0,5 pontos para o 6 º lugar. A Lola de Stommelen, que perdera um aerofólio, decolou sobre o guard-rail e matou cinco espectadores. Depois da tragédia, Montjuïc nunca mais seria usado para provas da categoria. Montjuïc não sediou em: 1970, 1972 e 1974 que foi realizado em Jarama.
O Grande Prêmio da Espanha 1975 foi marcado pela tragédia. Muitos motoristas sentiram o circuito era inseguro, e duas vezes campeão mundial Emerson Fittipaldi retirou em protesto antes do início da corrida. Na volta 26, o veículo de Rolf Stommelen esquerda da pista, matando cinco pessoas. Fórmula nunca mais voltou ao circuito após o acidente.
O circuito de Montjuic foi também o palco da 24 horas de Montjuic, uma corrida de resistência da motocicleta.
Desde 1991, o Grande Prêmio da Espanha foi realizada no Circuito da Catalunha, nos arredores de Barcelona.
Em 2004, o conselho da cidade de Barcelona decidiu marcar o layout do circuito antigo.
Em 13-14 outubro de 2007, o circuito foi utilizado para a Martini Legends, para honrar o 75 º aniversário do circuito. Sinalizando o retorno dos carros de Fórmula Um de Montjuïc, Emerson Fittipaldi (re-) apareceu em seu Lotus 72, e Marc Gené dirigia um dia apresentar-Ferrari
Vencedores de GPs de Fórmula 1 em Montjuïc[1] |
Ano | Vencedor | Construtor | Resumo | |
---|---|---|---|---|
1975 | Jochen Mass | McLaren-Ford | Detalhes | |
Não houve em 1974 | ||||
1973 | Emerson Fittipaldi | Lotus-Ford | Detalhes | |
Não houve em 1972 | ||||
1971 | Jackie Stewart | Tyrrell-Ford | Detalhes | |
Não houve em 1970 | ||||
1969 | Jackie Stewart | Matra-Ford | Detalhes |
↑ Montjuïc Chicanef1.com