Sega





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Sega

Sega



Razão social
Sega Games Co., Ltd.
Nome nativo
株式会社セガゲームス
Nome romanizado

Kabushiki Gaisha Sega Gēmusu
Nome(s) anterior(es)
Sega Enterprises, Ltd.
Sega Corporation

Tipo


Subsidiária
Atividade

Jogos eletrônicos
Fundação
3 de junho de 1960
Fundador(es)
Martin Bromley
Irving Bromberg
Richard Stewart
Sede

Tóquio,  Japão
Proprietário(s)

Sega Sammy Holdings
Presidente
Kenji Matsubara
Empregados
5349

Empresa-mãe
Sega Holdings Co., Ltd.

Subsidiárias
Amplitude Studios
Atlus
Creative Assembly
Demiurge Studios
Marza Animation Planet
Relic Entertainment
Sports Interactive
TMS Entertainment

Receita

¥ 208 bilhões (2018)

LAJIR
¥14,8 bilhões (2018)

Website oficial

sega.com

A Sega Games Co., Ltd. (株式会社セガゲームス, Kabushiki Gaisha Sega Gēmusu?), ou somente Sega (estilizada como SEGA), é uma empresa desenvolvedora de software para Video games, e uma antiga produtora de consoles. A companhia tem tido sucesso tanto no mercado de arcades quanto no de consoles caseiros, apesar de estar fora desse último setor desde 2001.


A sede oficial da Sega, bem como a sede de sua divisão doméstica, Sega do Japão, ficam em Tóquio, Japão. A divisão norte-americana da Sega, Sega da América, tem sua sede em San Francisco, Califórnia, Estados Unidos. Já a divisão europeia tem sede na área de Chiswick, em Londres, Inglaterra.




Índice






  • 1 História


  • 2 Consoles


    • 2.1 Sega SG-1000


    • 2.2 Sega Master System/Sega Mark III


    • 2.3 Mega Drive/Sega Genesis


    • 2.4 Sega Game Gear


    • 2.5 Sega CD/Mega CD


    • 2.6 Sega 32X


    • 2.7 Sega Saturn


    • 2.8 Dreamcast




  • 3 Brinquedos eletrônicos


  • 4 Estrutura


    • 4.1 Departamentos


    • 4.2 Subsidiárias




  • 5 Casos jurídicos


  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





História |


A Sega foi originalmente fundada em 1940 em Honolulu, no Havaí como Standard Games, por Martin Bromley, Irving Bromley e James Humpert, para fornecer divertimentos pagos ao pessoal das bases militares americanas na região que atuaram na Segunda Guerra Mundial. Em 1951 a empresa transferiu sua sede para Tóquio, no Japão, aonde se mantém até hoje.




Escritório 2 da Sega em Tóquio.


Em 1954, o empresário americano David Rosen se estabeleceu no Japão com a companhia Rosen Enterprises, com a finalidade de exportar obras de arte. Quando a companhia importou cabines de fotografia instantânea, esbarrou num sucesso de vendas: as cabines se tornaram extremamente populares no Japão. Os negócios estavam crescendo, e a Rosen Enterprises se expandiu com a importação de jogos eletro-mecânicos.


A Rosen Enterprises e a Sega se fundiram em 1965 para se tornar a Sega Enterprises. Em um ano, a nova companhia lançou um jogo simulador de submarinos chamado "Periscópio" que alcançou sucesso estrondoso no mundo inteiro.


Em 1969, a Gulf & Western Industries comprou a Sega, e Rosen foi mantido como CEO. A Sega continuou a crescer e prosperar. Nos arcades, a Sega tornou-se conhecida pela criação de Frogger e Zaxxon, e foi necessária sua divisão entre Sega da América e do Japão devido à imensa carga de trabalho. Em 1982, o lucro das duas divisões juntas foi de US$ 214.000.000,00.




Escritório 3 da Sega em Tóquio.


Em 1983 a Sega lançou no mercado o SG-1000 , produto que não obteve muito sucesso, chegando apenas ao Japão e a Australia, depois a Personal Arcade trouxe para o mercado um console com duas entradas de cartuchos, uma para jogos da Coleco e outro para o SG-1000.


Então aconteceu o crash dos video games de 1983. Perdendo dinheiro, a Gulf & Western vendeu a divisão americana da Sega para a Bally Manufacturing Corporation. A Sega do Japão foi comprada por 38 milhões de dólares por um grupo de investidores liderados por Rosen e Hayao Nakayama, um empresário japonês que havia sido dono de uma das empresas compradas por Rosen. Nakayama se tornou o novo CEO da Sega, e Rosen assumiu a direção de sua subsidiária nos Estados Unidos.


Em 1984, o conglomerado japonês CSK comprou a Sega, e a renomeou para Sega Enterprises Ltd., com sede no Japão, e dois anos depois, suas ações estavam sendo negociadas na Bolsa de Valores de Tóquio. Neste ano nasceu o SG-1000 II, o console apresentava algumas diferenças, entre elas a possibilidade de adaptar um teclado ao console, além disso apresentava o CardCatcher: acessório adicional para que o videgame lesse cartões.


A Sega lançou então os consoles: SG-1000 Mark I, SG-1000 Mark II, SG-1000 Mark III (ou Master System)




Estabelecimento da Sega em Akihabara.


Em 1986, a Sega lançou o primeiro Alex Kidd. Ele foi o mascote da empresa até 1991, quando seria substituído por Sonic. O personagem (um ouriço extremamente veloz) é um dos maiores sucessos da empresa, tornando-se um clássico até nos dia atuais. Ainda em 1991, investindo no sucesso dos arcades, lançou Time Travelers, jogo inspirado em velho oeste com atores reais. As imagens eram reproduzidas por uma tela e refletidas por um espelho curvo sobre a área de jogo, criando a falsa impressão de holograma. A tecnologia era cara e a jogabilidade tinha problemas, e não houve mais investimentos nessa linha.


Em 2004 a Sammy comprou a maior parte das ações da Sega Corporation a um custo de US$ 1,1 bilhão, criando a nova empresa a Sega Sammy Holdings um conglomerado de entretenimento. Desde então, a Sega e a Sammy tornaram-se subsidiárias da holding acima mencionada, com ambas as empresas operando independentemente, enquanto os departamentos executivos se fundiram. A Sammy comprou a Sega para tentar salvar a Sega da falência. Segundo o presidente Hajime Satomi, a Sega vinha operando com prejuízo há quase 10 anos e faltava uma base financeira clara. Sammy temia a estagnação e o excesso de confiança em seus negócios altamente rentáveis ​​para máquinas pachislot e pachinko e queria mergulhar seus negócios em novos campos, usando o mais amplo leque de envolvimento da Sega em diferentes áreas de entretenimento. A Sega Sammy Holdings foi estruturada em quatro partes, sendo três Sega: Consumer Business (videogames), Amusement Machine Business (jogos e máquinas arcade), Amusement Center Business (parques temáticos e Casas arcade da Sega). E Pachislot e Pachinko Business (Divisão da Sammy para negócios com pachinko e pachislot).


Em 18 de setembro de 2013 a Sega anunciou que compraria a falida Index Corporation, proprietária da desenvolvedora japonesa de jogos Atlus. A negociação foi concluída em 1 de novembro de 2013, com a marca tendo sido comprada por 14 bilhões de Ienes (cerca de $ 141 milhões de dólares).[1]


Em junho de 2017, a empresa anunciou o projeto Sega Forever, cujo objetivo é relançar jogos originalmente lançados para Master System e Mega Drive para smartphones. Jogos como Sonic the Hedgehog, Golden Axe, Comix Zone, Altered Beast e Streets of Rage serão disponibilizados com seus gráficos originais.[2][3] Do ponto de vista corporativo, a iniciativa faz parte da estratégia empresarial intitulada Road to 2020[4] (Rumo a 2020, em português) que visa explorar suas propriedades intelectuais relançando títulos antigos e franquias de sucesso no passado. Com tal projeto a empresa almeja, em três anos (2017-2020), aumentar seu faturamento total em 50%.[5]


Ainda no âmbito de relançar antigas marcas e propriedades intelectuais da empresa, em Dezembro de 2017 a Sega firmou um acordo com a empresa Retro-bit com foco em relançar seus antigos consoles, como Mega Drive, Sega Saturn e Dreamcast.[6][7] No Brasil, o Mega Drive voltou a ser fabricado e comercializado pela Tec Toy desde maio de 2017.[8]



Consoles |


A Sega se tornaria famosa por desenvolver um grande número de consoles:



Sega SG-1000 |





SG-1000


Em 1982, a Sega iria ultrapassar US $ 214 milhões, e eles introduziram primeiro jogo tridimensional da indústria, SubRoc 3D. No ano seguinte, uma superabundância de jogos de arcade levou ao crash dos video games, fazendo com que as receitas da Sega para cair para US $ 136 milhões. Sega, em seguida, foi pioneira no uso de discos a laser no jogo de vídeo Astronbelt e concebido e lançou seu primeiro console de jogos de vídeo doméstico, o SG-1000 para a segunda geração de consoles domésticos. Apesar disso, a G & W vendeu os ativos americanos da Sega Enterprises nesse mesmo ano a fabricante pinball Bally Manufacturing, e em janeiro de 1984 Rosen renunciou a seu posto com a empresa.


Os ativos japoneses da Sega foram comprados por US $ 200,000,00 milhões em um grupo de investidores liderados por Rosen, Robert Deith, e Hayao Nakayama, um empresário japonês que possuía Esco Boueki (Esco Trading) uma empresa de distribuição de jogo de arcade [9] que tinha sido adquirida pela Rosen em 1979. Nakayama se tornou o novo CEO da Sega, Robert Deith Presidente do Conselho, e Rosen assumiu a direção de sua subsidiária nos Estados Unidos. Em 1984, o multibilionário conglomerado japonês CSK comprou a Sega, renomeou para Sega Enterprises Ltd., com sede lo no Japão, e dois anos mais tarde, de suas ações estavam sendo negociadas na Bolsa de Tóquio. Amigo de David Rosen, Isao Okawa, o presidente da CSK, tornou-se presidente da Sega.



Sega Master System/Sega Mark III |





Sega Master System


Sega também libera o Sega Master System e no primeiro jogo com Alex Kidd, que seria mascote oficial da Sega até que ele foi substituído por Sonic the Hedgehog em 1991. Enquanto o Master System era tecnicamente superior aos NES, que não conseguiu captar participação de mercado na América do Norte e no Japão devido a estratégias altamente agressivos por Nintendo e comercialização ineficaz por Tonka, que comercializaram o console em nome da SEGA nos Estados Unidos. No entanto, o Master System foi muito bem sucedido na Europa, Austrália, Nova Zelândia, e no Brasil, com jogos ainda estão sendo vendidos bem na década de 1990, juntamente com o NES, Mega Drive e SNES.


Sega lançou o primeiro "experiência de corpo inteiro" títulos (Hang-On e After Burner) que fazem uso da funcionalidade de gabinete hidráulica e forçam controle feedback. Sega também lançou o 360 graus de rotação da máquina R-360. Para placas de sistema de arcade, a Sega lançou a série do sistema e da série Super Scaler. UFO Catcher foi introduzido em 1985 e é um jogo de garra guindaste mais comumente instalado do Japão. Sega também foi um dos primeiros a introduzir jogos de medalhas com Mundial Bingo e World Derby na década de 1980, um sub-setor dentro arcades japoneses até a sua dia corrente.



Mega Drive/Sega Genesis |





Sega Mega Drive


Com a introdução da Sega Genesis na América, a Sega of America lançou uma campanha anti-Nintendo para levar o impulso para a nova geração de games, com seu slogan "Genesis faz o que NINTENDON'T." Esta foi inicialmente implementado pela Sega of America presidente Michael Katz. Quando a Nintendo lançou o seu Super Nintendo Entertainment System em 1991, Sega mudou seu slogan de "Bem-vindo para o próximo nível."


No mesmo ano, a Sega de liderança dos Estados Unidos passou de Michael Katz para Tom Kalinske, que intensificou ainda mais a "guerra de consoles", que estava desenvolvendo. Como um ataque preventivo contra a libertação dos SNES, Sega re-branded-se com um novo jogo e mascote, Sonic the Hedgehog. Essa mudança levou a um sucesso mais amplo para o Genesis e acabaria por impelir Sega para 65% do mercado na América do Norte por um breve tempo. Ao mesmo tempo, depois de muita demora anterior, a Sega lançou o Mega-CD moderadamente bem sucedido como um add-on, permitindo o armazenamento extra em jogos devido a seu formato de CD-ROM, dando aos desenvolvedores a capacidade de fazer mais, os jogos mais sofisticados, a mais popular de que próprio CD do Sonic da Sega era. Sonic the Hedgehog 2 foi lançado também, neste momento, e tornou-se o jogo de maior sucesso Sega já feito, a venda de seis milhões de cópias a partir de junho de 2006.


Em 1994, a Sega lançou o Sega 32X em uma tentativa de atualizar o Mega Drive para as normas dos sistemas mais avançados. Vendeu bem no início, mas teve problemas com a falta de software e hype sobre o próximo Sega Saturn e PlayStation da Sony. Em um ano, foi nos escaninhos do negócio de muitas lojas. Também em 1994, a Sega lançou o Sega Channel, um serviço de jogos subscrição entregues por empresas de cabo locais associados a Time-Warner Cable, ou TCI, através do qual os assinantes receberam um adaptador de cartucho especial que ligava para a conexão do cabo. No seu auge, o Sega Channel teve cerca de 250.000 assinantes.



Sega Game Gear |





Sega Game Gear


Em 6 de outubro de 1990 a Sega lança, um videogame portátil o Game Gear lançado pela Sega em 1990 no Japão, 1991 na América do Norte e na Europa, e na Austrália, em 1992. O Game Gear competiu principalmente com o Nintendo Game Boy, o Atari Lynx e NEC TurboExpress. As ações de mão muito do seu hardware com o Sega Master System e é capaz de reproduzir os seus próprios títulos, bem como os do Master System, este último sendo possível graças ao uso de um adaptador. Contendo uma tela backlit full-color com um formato de paisagem, Sega posicionou o Game Gear como um handheld tecnologicamente superior ao Game Boy.


Embora o Game Gear foi levado às pressas para o mercado, sua única biblioteca de jogos e preço ponto deu-lhe uma vantagem sobre o Atari Lynx e Turbo Express. No entanto, devido a problemas com a sua curta vida da bateria, a falta de títulos originais, e fraco apoio da Sega, o Game Gear foi incapaz de superar o Game Boy, vendendo cerca de 11 milhões de unidades. O Game Gear foi sucedido pela Sega Nomad em 1995 e interrompido em 1997. Foi re-lançado como um sistema de orçamento por Majesco em 2000, sob licença pela Sega.


Retrospectiva recepção ao Game Gear é misturado com críticas sobre seu grande tamanho e vida útil da bateria, o elogio para sua tela backlit full-color e poder de processamento para o seu tempo, e recepção desigual sobre a qualidade de sua biblioteca de jogos.



Sega CD/Mega CD |





Sega CD


Em 12 de dezembro de 1991, a Sega lançou o Sega CD ou Mega CD (como é conhecido no Japão e Europa) é um videogame acoplado no Mega Drive e funciona com mídia CD. Foi lançado no Brasil, oficialmente, pela Tec Toy em 1993. Na época havia uma "enxurrada" de jogos em FMV, tais como Night Trap, Road Avenger, entre outros.


O Sega CD era um periférico que se ligava ao Mega Drive e disponibilizava assim a execução de jogos gravados em CD, novidade para a época. Ele foi feito para enfrentar o, também periférico, TurboGrafx-CD, que havia sido lançado em Agosto de 1990 e que tinha o mesmo conceito, rodar jogos a partir de CD-Rom.


O acessório poderia ser usado em conjunto até com o 32x, tendo potência equivalente a um PlayStation ou Sega Saturn. Mas o console nunca decolou, por causa de seu alto preço e jogos já lançados em cartucho. Anos depois, a Sega lançou um aparelho com o hardware do Mega Drive já acoplado com o Sega CD, chamado de Sega CDX, sendo possível jogar os jogos das ambas plataformas, além de seus respectivos acessórios.



Sega 32X |





Sega 32X


Em 19 de novembro de 1994, a Sega lançou o Sega 32X é um acessório para o console da Sega, o Mega Drive, GENESIS Na América do Norte, No Japão, foi distribuído com o nome Sega Super 32X. Na América do Norte, Sega Genesis 32X. Na Europa, Austrália, e Brasil, era chamado Mega 32X.


O acessório deveria ser inserido na entrada de cartucho do Mega Drive, recebendo cartuchos próprios ou do Mega Drive. Para caber em todas as versões do console, possuía diferentes fundos, O 32X nasceu como um dos projetos da Sega para ultrapassar o Super Nintendo tecnologicamente, e seu codinome durante o desenvolvimento era Project Mars (Projeto Marte), O console teve apenas 39 jogos lançados, dos quais 2 são exclusivos da Europa (Darxide e Fifa 96), um do Brasil (Surgical Strike) e um, do Japão (Sangokushi IV, em inglês Romance of the Three Kingdoms IV). 6 dos 39 jogos eram utilizados junto com o Sega CD,[9] sendo o mais famoso o Night Trap, que apresentava 32,768 cores na tela ao invés das 64 do Sega CD.


O console acabou enfrentando diversos problemas, como a existência paralela do console Sega Saturn, que apresentava-se como um videogame mais adequado a nova geração de consoles considerando as especificações técnicas, e mais adequado também para competir com a nova geração de videogames da Sony e Nintendo.



Sega Saturn |





Sega Saturn


Em 11 de maio de 1995, a Sega lançou o Sega Saturn (com Virtua Fighter), console da Sega CD em primeiro lugar que não era um add-on. Ele utilizou dois processadores de 32 bits e precedido tanto a Sony PlayStation e Nintendo 64. No entanto, as vendas pobres no Ocidente (incluindo os mercados tradicional reduto da Europa) levou para o console que está sendo abandonada. A falta de um título do Sonic foi tão forte ou títulos com base em outras franquias Genesis, e seu preço elevado em comparação com o PlayStation, estavam entre as razões para o fracasso do console.


Títulos notáveis ​​incluem várias exclusividades para o mercado japonês, como Radiant Silvergun e Sakura Taisen, jogos de luta como The Last Bronx, e jogos de tiroteio como Panzer Dragoon e The House of the Dead e alguns RPGs bem visto; Panzer Dragoon Saga, Grandia, Albert Odyssey: Legend of Eldean, Shining Force III, Dragon Force, Shining Wisdom, Shining a Arca Sagrada e Magic Knight Rayearth. Tomb Raider foi inicialmente desenvolvido com a Sega Saturn em mente, mas foi rapidamente portado para o Sony PlayStation. Com o fracasso do Saturn para atrair a maior participação de mercado, de desenvolvimento para as sequelas foram focados em console da Sony, e Lara Croft tornou-se, ironicamente, um mascote não-oficial para o sistema. Em 1997, a Sega entrou em uma fusão de curta duração com Bandai. No entanto, mais tarde foi chamado off, citando "diferenças culturais" entre as duas empresas.



Dreamcast |





Dreamcast


Em 27 de novembro de 1998, a Sega lançou o Dreamcast, o último console da Sega, no Japão. O Dreamcast foi preço competitivo, em parte devido ao uso de componentes off-the-shelf, mas também contou com a tecnologia que permitiu jogos tecnicamente mais impressionante do que os seus concorrentes diretos, o Nintendo 64 e PlayStation. Um modem de 56k analógico também foi incluído, permitindo multiplayer online. Ele apresentava títulos, como o título de ação e quebra-cabeça ChuChu Rocket!, Phantasy Star Online, o primeiro MMORPG baseado em console, "Quake 3 Arena" e Front online estrangeiro, o primeiro jogo de console com chat de voz online.


O lançamento do Dreamcast no Japão foi um fracasso. Iniciando com uma pequena biblioteca de software e na sombra da próxima PS2, o sistema não iria ganhar muito terreno, apesar de vários jogos de sucesso na região. O lançamento ocidental um ano mais tarde foi acompanhado por uma grande quantidade de tanto first-party e software de terceiros e uma campanha de marketing agressiva. Ele foi extremamente bem sucedido e ganhou a distinção do "lançamento hardware de maior sucesso na história", vendendo um então sem precedentes 500.000 consoles em sua primeira semana na América do Norte. Em 1 de novembro de 2000, Sega mudou seu nome da empresa da Sega Enterprises, Ltd. para Sega Corporation. Sega foi capaz de agarrar esta dinâmica em os EUA quase até o lançamento do Sony PlayStation 2. O Dreamcast é o lar de vários jogos inovadores e aclamados pela crítica da época, incluindo um dos títulos primeiros cel-shaded, Jet Set Radio (Jet Grind radio na América do Norte); Seaman, um jogo que envolve a comunicação com uma criatura do tipo de peixe através do microfone; Samba de Amigo, um ritmo de jogo envolvendo o uso de maracas, e Shenmue, um jogo de aventura de grande alcance com jogabilidade livre e uma cidade detalhada no jogo. Confrontado com a dívida e da concorrência da Sony, Nintendo e Microsoft, a Sega interrompeu a produção dos consoles Dreamcast em 2001. O último jogo lançado para Sega era Puyo Puyo Fever em 2004, Após a Sega sair do ramo dos consoles, até hoje a Sega possui um grande número de fãs dos consoles e das franquias da empresa.



Brinquedos eletrônicos |


Uma divisão da Sega, a Sega Toys também produz interessantes brinquedos eletrônicos, entre eles um que reconhece o choro de um bebê e informa a característica dos mesmos: fome, sono, desconforto... A Sega Toys também fabrica Videokês que são vendidos no Brasil pela Tec Toy. A mais nova sensação da Sega Toys no Japão é o iDog um cachorrinho robô.



Estrutura |




Arcade do jogo Sega Rally, de 1995.



Departamentos |


A Sega possui diversos departamentos internos sendo cada voltado a um produto específico que vai desde jogos de videogame à fabricação de arcades e, até, parques temáticos. Uma das divisões mais conhecidos do públicos é a Sega Amusement Machine Research and Development Department, ou simplesmente, Sega AM. Tendo em vista a existência de mais de um departamento com tal nomenclatura, cada um recebeu uma numeração: Sega AM1, AM2, AM3, etc.


  • Sega AM1

Conhecido pela série The House of the Dead, foi criado em 1984. Em 2000 tornou-se Wow Entertainment voltando a se chamar AM1 em 2005 e continuando a operar até os dias atuais.[10]


  • Sega AM2

Criado em 1985, é responsável por franquias como Virtua Fighter e Daytona USA.[11] Está em operação até os dias atuais.


  • Sega AM3

Responsável pela franquia Sega Rally,[12] a AM3 foi criada em 1990, tornou-se Hitmaker em 2000 e, em 2005, voltou a ser chamar AM3. Foi dissolvida em 2009, tendo seus remanescentes divididos entre a AM1 e AM2.[13]



  • Sega AM4 (atual Product R&D)

Foi criado em 1991 com o objetivo de criar cabines de arcade.[14] Atualmente se chama Product R&D.[15]


  • Sega AM5

Foi criado em 1991 com o objetivo de criar parques temáticos da Sega ao redor do mundo, conhecido como Sega World. Foi extinto em 1999 para dar lugar à Mirai R&D, cujo foco seria arcades infantis.[16] Em 2005 passou a se chamar Family Entertainment e foi extinta em 2010.[17]




Antigo parque Sega World em Sydney. Encerrou as atividades em 2000.




Parque Sega World em Matsuyama, Japão. Um dos poucos ainda em funcionamento.




Antigo Sega Park em Southampton.


  • Sega AM6

Foi criado em 1991 e extinto em 1999. Após sua extinção o departamento foi divido entre a também já extinta Smilebit e AM4.[18]



  • Sega AM7 (atual Sega CS3)

Foi criado em 1996 sob o nome de Sega CS2. Em 2000 se tornou a Overworks tendo sido fundida à AM1 em 2003, tornando-se Sega Wow. Retomou em 2005 como Global Entertainment R&D Dept. #2 (GE2), passando-se a se chamar Sega CS3 a partir de 2008. É responsável pela fanquia Valkyria Chronicles.[19]


  • Sega AM8 (Sonic Team)

Foi criado em 1988 sob o nome de Sega CS3. Devido ao enorme sucesso do jogo Sonic the Hedgehog, teve seu nome alterado para Sonic Team e ficou como a responsável para cuidar da franquia do personagem símbolo da Sega. Atualmente opera sob a nomenclatura de Sega CS2, embora ainda seja conhecido por Sonic Team.[20]


  • Sega AM9

Foi criado em 1999, tendo sido renomeado para United Game Artists em 2000. Foi extinto em 2003.[21]



  • Sega AM11 (atual Sega CS1)

Foi criado em 1998, tendo sido renomeado para Amusement Vision em 2000. Desde 2008 opera sob a nomenclatura de Sega CS1.[22]


  • Sega AM12

Responsável por jogos como Sega Touring Car,[23] foi criado em 1995 como AM Annex, sendo renomeada em 1998. Foi extinta em 1999.[24]


Outros departamentos:



  • Team Andromeda: Responsável pela saga Panzer Dragoon,[25] foi dissolvido após o último jogo da franquia.[26]



Arcade do jogo Daytona USA 2, de 1998.



Subsidiárias |


Além dos departamentos internos, a Sega possui subsidiárias espalhadas pelo mundo.[27]


  • Sega of America Inc.

Estabelecida em Irvine, Estados Unidos.


  • Sega Europe Ltd.

Estabelecida em Londres, Inglaterra.


  • Sega Networks

Criada em 2012, é a principal responsável pelo desenvolvimento e controle dos jogos online e divisão mobile da Sega.[28]


  • Atlus

Fundada em 1986, a Atlus foi adquirida pela Sega em 2013.[1]


  • Creative Assembly

Fundada em 1987, foi adquirida pela Sega em 2005 por $30 milhões de dólares.[29]


  • Sports Interactive

Fundada em 1994 em Islington, é subsidiária Sega desde 2004.[30]


  • Relic Entertainment

Fundada em 1997 na cidade de Vancouver, Canadá, foi adquirida pela Sega em 2013 por $26 milhões de dólares.[31][32]


  • Demiurge Studios

Fundada em 2002 na cidade de Cambridge, Estados Unidos, foi adquirida pela Sega em 2015.[33]


  • Hardlight Studio

Localizado em Warwickshire, foi fundada em 2011. Entre os jogos desenvolvidos estão as séries Crazy Taxi e Sonic Dash.[34]


  • Amplitude Studios

Fundada em 2011 em Paris, França, foi adquirida pela Sega em 2016.[35]



Casos jurídicos |


A Sega perdeu o caso Sega v. Accolade, que envolvia um software independente produzido para o Genesis que copiava um pouco do código da Sega. O caso em questão procede da natureza do mercado de games.


A maioria das companhias de hardware vende seus sistemas a preço de custo, ou abaixo, e esperam obter retorno por outros meios (nesse caso o licenciamento de jogos). A Sega esperava impedir outras companhias de produzir jogos para o Genesis sem que elas antes pagassem uma taxa à Sega. A estratégia era fazer o hardware rejeitar qualquer cartucho que não contivesse uma marca registrada da Sega. Se uma empresa não-licenciada colocasse essa marca em seu jogo (o que era necessário para fazer o cartucho funcionar), a Sega poderia processá-las por quebra de copyright. Apesar da Sega ter perdido esse processo, o Dreamcast parece usar do mesmo sistema.



Referências




  1. ab Kain, Erik (18 de Setembro de 2013). «Sega Buys Atlus Parent Company Index Holdings». Forbes 


  2. Demartini, Felipe (19 de julho de 2017). «SEGA Forever deixa Sonic e mais jogos clássicos de graça no Android e iOS.». Globo 


  3. Capelas, Bruno (6 de dezembro de 2017). «Sega relança Streets of Rage para smartphones Android e iOS.». Estadão 


  4. Road to 2020. Página do grupo Sega (em inglês)


  5. Sinclair, Brendan (15 de maio de 2017). «Sega strategy calls for revival of dormant franchises.». Games Industry (em inglês) 


  6. «Sega firma acordo que levanta a suspeita de relançamento de consoles como o Dreamcast». A Tribuna. 20 de Dezembro de 2017 


  7. Retro-Bit® announces Sega® licensing agreement to produce accessories for Sega gaming platforms. Página oficial Retro-Bit (inglês).


  8. Micali, Bruno (5 de maio de 2017). «Tectoy: relançamento do Mega Drive aqui mostra amor mútuo de SEGA e Brasil.». Tecmundo 


  9. Pop, Lee (15 de Agosto de 2012). «6 Sega CD 32X Games (is all they made)». p. poprewind.com. Consultado em 10 de Março de 2014 


  10. AM1. Segaretro.org (inglês).


  11. Leadbetter, Richard (Novembro de 1995). «Virtua Fighter: The second coming.» (PDF). Sega Saturn Magazine. 1: 36-41 


  12. «Run to the next level» (PDF). Sega Saturn Magazine. 1: 50-53. Novembro de 1995 


  13. Sega AM3. Segaretro.org (inglês).


  14. Sega AM4 Segaretro.org (inglês).


  15. Product R&D. Segaretro.org (inglês).


  16. Sega AM5 Segaretro.org (inglês).


  17. Family Entertainment Segaretro.org (inglês).


  18. Sega AM6 Segaretro.org (inglês).


  19. Overworks Segaretro.org (inglês).


  20. Sega CS2 Segaretro.org (inglês).


  21. United Game Artists Segaretro.org (inglês).


  22. CS1 Segaretro.org (inglês).


  23. Nutter, Lee (Novembro de 1997). «They're off tour great start.» (PDF). Sega Saturn Magazine. 25: 54-61 


  24. AM Annex. Segaretro.org (inglês).


  25. Guise, Tom (Novembro de 1995). «Double Dragoon.» (PDF). Sega Saturn Magazine. 4: 30-37 


  26. Team Andromeda. Segaretro.org (inglês).


  27. Corporate. Página oficial (inglês).


  28. Sega Networks. Segaretro.org (inglês).


  29. Adams, David (9 de março de 2005). «SEGA buys the Creative Assembly.». IGN (em inglês) 


  30. History and awards. Sports Interactive (inglês).


  31. History. Relic Entertainment (inglês).


  32. Alabaster, Jay (25 de janeiro de 2013). «Sega acquires game developer Relic from THQ auction.». PC World (em inglês) 


  33. About. Demiurge Studios (inglês)


  34. Cowley, Ric (20 de novembro de 2017). «From Sonic Jump to Speed Battle: The story of Sega Hardlight.». PocketGamer.biz 


  35. Dring, Christopher (3 de novembro de 2016). «Why Amplitude gave up its independence and joined Sega.». Games Industry (em inglês) 



Ligações externas |



  • Página oficial

  • Sega Toys

  • Sega Forever



  • Portal da Sega
  • Portal Empresas
  • Portal do Japão
  • Portal das tecnologias de informação






















































































































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