Circuito de Barcelona-Catalunha




Coordenadas: 41º 34' N, 02º 15' L



























































































Espanha Circuito de Barcelona-Catalunya

Circuit de Catalunya

Catalunya.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Montmeló, Espanha

Voltas
66

Percurso
4.655[1] km (2.892 mi)

Total
307.104 km (190.825 mi)

Curvas
16

Pole

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo
1min 16s 173
2018


Volta mais rápida
na prova


Austrália Daniel Ricciardo
Red Bull Racing-TAG Heuer V6
1min 18s 441
2018


Anos disputados
28

Primeira disputa

1991

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Alemanha Michael Schumacher (6)

Maior vencedor (equipe)

Itália Ferrari (8)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo

Tempo
1min 16s 173

Volta mais rápida

Piloto

Austrália Daniel Ricciardo
Red Bull Racing-TAG Heuer V6 Turbo

Tempo
1min 18s 441

Pódio

Primeiro

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo
1h 35min 29s 972


Segundo

Finlândia Valtteri Bottas
Mercedes V6 Turbo
+20s 593


Terceiro

Países Baixos Max Verstappen
Red Bull Racing-TAG Heuer V6 Turbo
+26s 783


O Circuito de Barcelona-Catalunha ou simplesmente Circuito da Catalunha é um circuito na cidade catalã de Montmeló. É a sede anual do Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1, do Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP.


O circuito tem um comprimento total de 4.655 metros divididos em 66 voltas totalizando 307.104 metros. Nele foi disputado uma prova do Ciclismo nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992. Em 2006, Fernando Alonso tornou-se o primeiro piloto espanhol a vencer o de Circuito de Barcelona-Catalunha.




Índice






  • 1 Pista


  • 2 Evolução do Circuito


  • 3 Provas disputadas e vencedores


    • 3.1 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 4 Recordes na Catalunya


  • 5 Ver também


  • 6 Referências


  • 7 Ligações externas





Pista |




Reta Principal do Circuito


Este circuito é um dos poucos onde se realizam testes coletivos e portanto, os pilotos e os mecânicos conhecem bem cada centímetro do circuito. Tal originou algumas críticas de que as equipes conhecem muito bem o circuito fazendo com que haja pouca ação durante as corridas. Apesar das críticas, o circuito acolhe todos os anos uma corrida emocionante e memorável incluindo a primeira vitória de Michael Schumacher com a Scuderia Ferrari (1996) e quantidade de dezenas de milhares de pessoas que celebraram a vitória de Fernando Alonso, o primeiro espanhol a ganhar o Grande Prêmio da Espanha (2006).


Para os espectadores, a curva Elf está entre os melhores lugares para ver o Grande Prêmio já que oferece uma das poucas oportunidades de ultrapassagem do circuito. Para os pilotos, são as últimas duas curvas, conhecidas pelo nome de New Holland que representam um dos maiores desafios de toda a corrida.



Evolução do Circuito |


O traçado original do circuito sofreu várias modificações a partir de 1994, depois dos acidentes de Imola. Primeiro, foi feita uma chicane de pneus na, então, curva Nissan. Em 1995, a curva foi eliminada porque era perigosa e no seu lugar foi criada uma espécie de reta oposta.


Em 2004/05, toda a pista recebeu asfalto novo e as áreas de escape das curvas Elf e Seat foram modificadas, para maior segurança.


Em 2007, uma chicane foi construída entre as curvas Europcar e New Hollanda, que davam acesso à reta dos boxes, para facilitar ultrapassagens e aumentar a segurança. O novo traçado começa na curva Europcr, continua com uma reta curta e mais duas curvas ligadas ao desenho anterior. A.área de escape da curva foi aumentada em seis metros. Para o GP de 2008, a caixa de brita da Elf foi substituída por uma faixa de asfalto. A troca obedeceu a orientação da FIA, sob o entendimento de que, graças à eficiência dos freios modernos, a desaceleração provocada pelo atrito com o asfalto reduz o impacto do choque com as barreiras de pneus ou muretas. E o asfalto também evita as capotagens.




Provas disputadas e vencedores |

















































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Resumo

2018

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2017

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2016

Países Baixos Max Verstappen

Red Bull-TAG Heuer

Detalhes

2015

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2014

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2013

Espanha Fernando Alonso

Ferrari

Detalhes

2012

Venezuela Pastor Maldonado

Williams-Renault

Detalhes

2011

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2010

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Detalhes

2009

Reino Unido Jenson Button

Brawn-Mercedes

Detalhes

2008

Finlândia Kimi Räikkönen

Ferrari

Detalhes

2007

Brasil Felipe Massa

Ferrari

Detalhes

2006

Espanha Fernando Alonso

Renault

Detalhes

2005

Finlândia Kimi Räikkönen

McLaren-Mercedes

Detalhes

2004

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2003

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2002

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2001

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2000

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1999

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1998

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Detalhes

1997

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Detalhes

1996

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

1995

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Renault

Detalhes

1994

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Detalhes

1993

França Alain Prost

Williams-Renault

Detalhes

1992

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Detalhes

1991

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |



















































































































































































↑1 (Última atualização: GP da Espanha de 2018)



Recordes na Catalunya |
































Configuração Circuito
Mapa Circuito
Categória
Evento
Tipo Evento
Tempo
Piloto
Carrro
Current F1 Grand Prix Circuit
(2007 – present)

Catalunya.svg

Fórmula 1

GP da Espanha de 2018
Race
1:18.441

Daniel Ricciardo

Red Bull Racing-TAG Heuer V6 Turbo
Motorcycle Circuit

Catalunya (2004-2006).svg

MotoGP

Grande Prêmio da Catalunha de Motovelocidade 2018
1:40.021

Jorge Lorenzo

Ducati Desmosedici



Extenção - 4.655 km (chicane entre as curvas 13 à 15 a partir de 2007)
























Piloto
Chassi/Motor
Tempo
Ano
Pole Position

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes V6 Turbo
1min 16s 173
2018
Melhor volta na prova

Austrália Daniel Ricciardo

Red Bull Racing-TAG Heuer V6 Turbo
1min 18s 441
2018

Extenção - 4.627 km (traçado antigo)
























Piloto
Chassi/Motor
Tempo
Ano
Pole Position

Espanha Fernando Alonso

Renault V8
1min 14s 648
2006
Melhor volta na prova

Itália Giancarlo Fisichella

Renault V10
1min 15s 641
2005


Ver também |


  • Lista de autódromos da Espanha


Referências




  1. «Uma nova chicane no Circuito da Catalunha». AutoSport. 25 de janeiro de 2007 



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circuito de Barcelona-Catalunha



  • Página oficial (em catalão e em inglês).








































































  • Portal da Espanha




Ícone de esboço
Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna