Lancia D50












































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Lancia D50
Visão Geral

Produção

1954-1955

Fabricante

Lancia
Modelo

Carroceria
Monoposto de corrida

Designer

Vittorio Jano
Ficha técnica

Motor

Lancia
Cronologia











Ferrari 553 F1






Ferrari 801





O Lancia D50 (também conhecido por Lancia-Ferrari D50 e ) foi um carro de Fórmula 1 projetado por Vittorio Jano para a Scuderia Lancia em 1954, o carro usava muitos recursos inovadores.[1] Foram construídos seis carros, e dois deles são exibidos em museus italianos.[2]




Índice






  • 1 Descrição


  • 2 Ferrari 801


  • 3 Ligações externas


  • 4 Referências





Descrição |


O D50 fez sua estreia na corrida final da temporada de Fórmula 1 de 1954 nas mãos do então atual campeão mundial, o piloto italiano Alberto Ascari. Em seu primeiro evento, Ascari conquistou a pole position na corrida de qualificação e de corrida mais rápida, embora a embreagem de seu carro tenha falhado após apenas dez voltas.[3] Após a morte de Ascari, e em crescente dificuldade financeira, a família Lancia vendeu sua participação de controle na empresa Lancia, e os ativos da Scuderia Lancia foram entregues à Scuderia Ferrari. A Ferrari continuou a desenvolver o carro, embora tenha removido muitos dos projetos mais inovadores de Jano,[4] e o carro foi rebatizado como "Lancia-Ferrari D50" e posteriormente para "Ferrari D50". Juan Manuel Fangio venceu o Campeonato Mundial de Pilotos de 1956 com este carro modificado pela Ferrari.[2]



Ferrari 801 |



Ver artigo principal: Ferrari 801

O D50 competiu a temporada de 1957, bastante modificado e sendo nomeado de "Ferrari 801", mas era pouco competitivo contra o carro de última geração da Maserati, o Maserati 250F.[5]



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lancia D50




  • MacDonough, E. «Recreating Lancia's Great Past... The Lancia D50». VeolceToday.com. Consultado em 6 de novembro de 2007 


  • Maclean, A. (2006). «Labour of Love». Cars for the Connoisseur. Consultado em 6 de novembro de 2007 


  • Push-starting a Lancia D50[ligação inativa]. www.streetfire.net (video)



Referências




  1. «Ferrari Lancia D50». Ultimatecarpage.com. Consultado em 6 de novembro de 2007 


  2. ab «1954 Lancia D50». conceptcarz.com. Consultado em 20 de fevereiro de 2008 


  3. «Car Model: Lancia D50». www.ChicaneF1.com. Consultado em 17 de fevereiro de 2008 


  4. David, D. «Lancia D50». Grand Prix History. Consultado em 6 de novembro de 2007 


  5. «1957 Ferrari 801 – Images, Specifications and Information». Ultimatecarpage.com. Consultado em 30 de setembro de 2010 




























































Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna