Harlene Susan Rosen (1956–1962) Louise Lasser (1966–1970) Diane Keaton (1970–1971) Mia Farrow (1980–1992) Soon-Yi Previn (1997–presente)
Assinatura
Oscares da Academia
Melhor Diretor 1978 – Annie Hall Melhor Roteiro Original 1978 – Annie Hall 1987 – Hannah and Her Sisters 2012 – Midnight in Paris
Globos de Ouro
Melhor Roteiro 1986 – The Purple Rose of Cairo 2012 – Midnight in Paris Prémio Cecil B. DeMille 2014 – Prémio Honorário
César
Melhor Filme Estrangeiro 1980 – Manhattan 1986 – The Purple Rose of Cairo
Prémios BAFTA
Melhor Diretor 1978 – Annie Hall 1986 – Hannah and Her Sisters Melhor Roteiro Original 1978 – Annie Hall 1979 – Manhattan 1985 – Broadway Danny Rose 1986 – The Purple Rose of Cairo 1987 – Hannah and Her Sisters 1993 – Husbands and Wives
Festival de Cannes
Prêmio FIPRESCI 1985 – The Purple Rose of Cairo Palma de Ouro honorária de realização 2002 – Pelo conjunto da obra
Festival de Berlim
Leão de Prata de relevante contribuição artística 1975 – Love and Death
Festival de Veneza
Prémio Pasinetti de Melhor Filme - Zelig (1983) Leão de Ouro de carreira (1995)
Outros prêmios
Prêmio Saturno: Prêmio Presidente - The Purple Rose of Cairo (1985)
David di Donatello: Melhor Roteiro de Filme Estrangeiro - Hannah and Her Sisters (1987) Prêmio Bodil: Melhor Filme Estrangeiro - Hannah and Her Sisters (1987) Academia de las Artes y Ciencias Cinematográficas de la Argentina: Melhor Filme Estrangeiro - Match Point (2006) Prêmio Goya: Melhor Filme Estrangeiro - Match Point (2006) Prêmio Bodil: Melhor Filme Estrangeiro - Vicky Cristina Barcelona (2008) Independent Spirit Awards: Melhor Roteiro Original - Vicky Cristina Barcelona (2008) Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Melhor Filme Estrangeiro - Midnight in Paris (2012)
IMDb: (inglês)
Allen, em 2009, com sua atual esposa, Soon Yi Previn
Woody Allen, nome artístico de Allan Stewart Königsberg, (Nova Iorque, 1 de dezembro de 1935) é um cineasta, roteirista, escritor, ator e músico norte-americano.
Allen trabalhou como um escritor de comédia na década de 1950, escrevendo piadas e roteiros para televisão e publicação de vários livros de peças curtas de humor. No início de 1960, Allen começou a atuar como comediante de stand-up, enfatizando monólogos ao invés de piadas tradicionais. Em seus filmes,ele desenvolveu a personalidade de um intelectual, neurótico, nebbish, inquieto e inseguro, que ele insiste que é bem diferente de sua personalidade na vida real. Em 2004, o Comedy Central classificou Allen em quarto lugar em uma lista de 100 maiores comediantes de stand up, enquanto uma pesquisa no Reino Unido classificou Allen como o terceiro maior comediante.
Em meados da década de 1960, Allen estava escrevendo e dirigindo filmes, o primeiro especializado em comédias pastelão antes de passar para o material dramático influenciado pelo cinema de arte europeu durante os anos 1970. É frequentemente identificado como parte da onda New Hollywood de cineastas de meados dos anos 1960 para final dos anos 70. Allen muitas vezes protagonizou seus filmes, geralmente na personagem que ele desenvolveu como um standup. Dos seus mais de 40 filmes, alguns dos mais conhecidos são Annie Hall (1977), Manhattan (1979), A Rosa Púrpura do Cairo (1985), Hannah e Suas Irmãs (1986), Bullets Over Broadway (1994), Match Point (2005), Vicky Cristina Barcelona (2008), Meia-noite em Paris (2011) e Blue Jasmine (2013). O crítico de cinema Roger Ebert descreveu Allen como "Um tesouro do cinema".
Allen foi indicado 23 vezes e ganhou quatro Oscars: três de Melhor Roteiro Original e um de Melhor Diretor (Annie Hall). Ele tem mais indicações ao Oscar de roteiro do que qualquer outro roteirista: são dezesseis indicações. Ele ganhou nove BAFTA. Allen apresenta-se regularmente como um clarinetista de jazz em locais pequenos em Manhattan.
Dylan Farrow, filha da atriz Mia Farrow, publicou em 1 de fevereiro de 2014 uma carta aberta no jornal "The New York Times" em que diz que foi abusada sexualmente quando tinha 7 anos por seu pai adotivo Woody Allen.[1] A denúncia contra ele aconteceu em agosto de 1992 e em 1993 ele foi inocentado das acusações, após 14 meses de investigação do Departamento de Polícia e Serviço Social de Nova York.[2]
Índice
1Biografia
2Lista de obras
2.1Cinema
2.2Literatura
2.3Teatro
3Prêmios e indicações
4Referências
5Ligações externas
Biografia |
Woody Allen em 1953
Nascido no dia 1 de dezembro de 1935, Allan Stewart Königsberg desde pequeno já se envolvia no mundo do entretenimento. Aos 15 anos, já como Woody Allen, o jovem começou a escrever para colunas de jornais e programas de rádio. Ao mesmo tempo, frequentava a Universidade de Nova York, mas nunca chegou a se formar. Seu pai, Martin Konigsberg (n. 25 de dezembro de 1900 - m. 13 de janeiro de 2001), foi livreiro e restaurador; sua longevidade permitiu-lhe viver em um século.[carece de fontes?]
Em 1964, Woody já era um respeitável comediante, tanto que um disco chamado Woody Allen, com as gravações de seus shows, foi indicado ao Prêmio Grammy. Sua primeira experiência cinematográfica aconteceu no ano seguinte, quando em uma dessas apresentações conquistou um produtor de cinema que o chamou para escrever e estrelar What's New Pussycat? (no Brasil, O Que é Que Há, Gatinha?, e em Portugal, O Que Há de Novo, Gatinha?) parodiando um filme de James Bond.[3] Como diretor estreou em 1969, com "Um assaltante bem trapalhão", e de lá para cá foram mais de 30 filmes, mantendo uma média de um filme por ano.
O primeiro filme premiado de Woody Allen foi Annie Hall (no Brasil, Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1977),[4] que recebeu quatro Oscars (três para Allen, de melhor filme, roteiro e direção, e um para Diane Keaton, de melhor atriz).
Apesar de não ter comparecido em nenhuma das cerimônias em que estava concorrendo, Woody conquistou outro prêmio de melhor roteiro original, por Hannah and her Sisters (no Brasil Hannah e suas Irmãs, e, em Portugal, Ana e as Suas Irmãs), e recebeu outras 18 indicações em diversas categorias. Em 2002, no Oscar seguinte aos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, Allen finalmente compareceu à cerimônia para fazer uma homenagem à cidade de Nova York.
Nova Iorque é o cenário de praticamente todos os seus filmes e lá é rodado outro clássico do cineasta, Manhattan, que recebeu diversos prêmios e conta com as presenças de Meryl Streep e, novamente, Diane Keaton, com quem teve um relacionamento.
A vida amorosa de Allen sempre deu o que falar à imprensa. Antes da fama, Woody Allen já havia tido dois casamentos e, por consequência, dois divórcios, com Harlene Rosen[5] e Louise Lasser (divorciou-se em 1969).[6] Depois da fama, namorou várias importantes atrizes, que sempre ficavam com os papéis principais de seus filmes, até se firmar com Mia Farrow. Com a atriz teve um relacionamento de 1980 até 1992, quando começou um polêmico relacionamento com Soon Yi, filha adotiva de Mia com Andre Previn, com quem se casou em 1997. Após a separação, Mia afirmou que o diretor havia molestado a outra filha adotiva do casal,[7][8]
Fã de Ingmar Bergman, Groucho Marx, Federico Fellini, Cole Porter, Fiódor Dostoiévski e Anton Chekhov, já trabalhou com Carrie Fisher, Michael Caine, Diane Keaton, Max Von Sydow, Madonna, Martin Landau, Gene Wilder, Anjelica Huston, Meryl Streep, Sydney Pollack, Judy Davis, Liam Neeson, Juliette Lewis, Alan Alda, Goldie Hawn, Leonardo DiCaprio, Edward Norton, Drew Barrymore, Julia Roberts, Mira Sorvino, Helena Bonham Carter, Tim Roth, Natalie Portman, Dianne Wiest, Helen Hunt, Charlize Theron, Dan Aykroyd, Danny DeVito, Scarlett Johansson, Penélope Cruz, Cate Blanchett, Owen Wilson, Rachel McAdams, Naomi Watts, Alec Baldwin, entre outros.
Allen também é conhecido por lançar atrizes. Um lançamento de destaque foi Mira Sorvino, que conquistou o Oscar de melhor atriz coadjuvante pelo papel dado a ela por Allen em Mighty Aphrodite (no Brasil, Poderosa Afrodite). Sua atual musa é Emma Stone.
Dirigindo, escrevendo e atuando a maioria de seus filmes, Woody Allen encarna, na maioria das vezes, um judeu nova-iorquino neurótico e fracassado. Com alguns filmes otimistas e outros nem tanto, o cineasta consegue repetir os temas sem parecer repetitivo. Nesta linha, dirigiu filmes como: A Midsummer Night's Sex Comedy (no Brasil, Sonhos Eróticos Numa Noite de Verão; em Portugal, Uma Comédia Sexual numa Noite de Verão), Crimes and Misdemeanors (no Brasil, Crimes e Pecados e, em Portugal, Crimes e Escapadelas), Manhattan Murder Mystery (no Brasil, Um Misterioso Assassinato em Manhattan e, em Portugal, O Misterioso Assassínio em Manhattan), Everyone Says I Love You (no Brasil, Todos Dizem Eu te Amo e, em Portugal, Toda a Gente Diz que te Amo), Deconstructing Harry (Desconstruindo Harry, no Brasil, e As Faces de Harry"), em Portugal, Bullets over Broadway (no Brasil, Tiros na Broadway e, em Portugal, Balas sobre a Broadway), The Purple Rose of Cairo (A Rosa Púrpura do Cairo), além dos já supracitados.
Em 2000 iniciou um contrato com a DreamWorks que correspondeu com o que a crítica julgou ser sua pior fase. Apesar de realizar Small Time Crooks (br: Trapaceiros; pt: Vigaristas de Bairro), The Curse of Jade Scorpion (br: O Escorpião de Jade; pt: A Maldição do Escorpião de Jade), Hollywood Ending (br: Dirigindo no Escuro) e Anything Else (br: Igual a Tudo na Vida; pt: A Vida e Tudo o Mais") nessa fase, Allen nunca chegou a ser brilhante.O próprio Woody declara que The Curse of Jade Scorpion é um dos piores filmes de sua carreira, e que estava horrível no papel de C.W. Briggs e que só o fez porque não arranjou ninguém ideal.
Depois do fim de seu contrato com a empresa de Steven Spielberg, Allen decidiu reatar o namoro com o drama. Primeiro veio a aproximação com o gênero, com o Melinda e Melinda, seguido de Match Point, que foi o primeiro drama do cineasta em 16 anos, que arrebatou muitos elogios da crítica. O longa recebeu quatro indicações ao Globo de Ouro, inclusive o de melhor filme de drama, e uma indicação ao Oscar de melhor roteiro original. Match Point marca ainda por ser o primeiro filme de Allen passado em Londres e também o primeiro com a atriz Scarlett Johansson. O diretor retornou à comédia em seu projeto seguinte, Scoop, também com Scarlett.
Em 2008 lançou o filme Cassandra's Dream (O Sonho de Cassandra), um filme sobre dois irmãos com problemas de dinheiro que são contratados pelo seu tio milionário para assassinarem um inimigo dele. Foi um filme muito mal recebido pela crítica e considerado dos piores de Woody Allen. O realizador não atua neste filme.
Em 2008 realizou o filme Vicky Cristina Barcelona, também com Scarlett Johansson.
Além de comediante, diretor, roteirista e ator de cinema, Woody Allen toca clarinete semanalmente num bar de Nova Iorque. Sua ligação com a música, principalmente com o Jazz, pode ser conferida em todos os seus filmes, dos quais é responsável também pela escolha da trilha sonora. Em 2002 participou, pela primeira vez, do Festival de Cannes, onde ganhou uma Palma de Ouro pelo conjunto de sua obra.
Woody Allen se descreve da seguinte maneira "As pessoas sempre se enganam em duas coisas sobre mim: pensam que sou um intelectual (porque uso óculos) e que sou um artista (porque meus filmes sempre perdem dinheiro)".
Lista de obras |
Cinema |
Woody Allen em Take the Money and Run (1969)
Woody Allen no Festival de Cannes, 2011
Woody Allen durante o Festival de Cannes em 2011, promovendo Meia-Noite em Paris
What's New, Pussycat? (1965)
What's Up Tiger Lily? (1966)
Casino Royale (1967)
Don't Drink the Water (1969)
Take the Money and Run (1969)
Bananas (1971)
Play it Again, Sam (1972)
Everything You Always Wanted to Know About Sex (1972)
Sleeper (1973)
Love and Death (1975)
The Front (1976)
Annie Hall (1977)
Interiors (1978)
Manhattan (1979)
Stardust Memories (1980)
A Midsummer Night's Sex Comedy (1982)
Zelig (1983)
Broadway Danny Rose (1984)
The Purple Rose of Cairo (1985)
Hannah and Her Sisters (1986)
King Lear (1987)
Radio Days (1987)
September (1987)
Another Woman (1988)
New York Stories (ep. "Oedipus wreck") (1989)
Crimes and Misdemeanors (1989)
Alice (1990)
Scenes from a Mall (1991)
Shadows and Fog (1991)
Husbands and Wives (1992)
Manhattan Murder Mystery (1993)
Bullets over Broadway (1994)
Mighty Aphrodite (1995)
Everyone Says I Love You (1996)
Deconstructing Harry (1997)
Celebrity (1998)
Antz (1998)
Sweet and Lowdown (1999)
Small Time Crooks (2000)
The Curse of Jade Scorpion (2001)
Hollywood Ending (2002)
Anything Else (2003)
Melinda and Melinda (2004)
Match Point (2005)
Scoop (2006)
Cassandra's Dream (2007)
Vicky Cristina Barcelona (2008)
Whatever Works (2009)
You Will Meet a Tall Dark Stranger (2010)
Midnight in Paris (2011)
To Rome with Love (2012)
Blue Jasmine (2013)
Magic in the Moonlight (2014)
Irrational Man (2015)
Café Society (2016)
Wonder Wheel (2017)
Literatura |
1967 – Don't drink the water: A comedy in two acts
1969 – Play it again Sam
1971 – Getting Even (Publicado no Brasil como "Cuca Fundida")
1975 – God: a comedy in one act
1975 – Without Feathers (Sem penas) (Publicado no Brasil como "Sem Plumas")
1980 – Side Effects (Efeitos Secundários) (Publicado no Brasil como "Que Loucura!")
1986 – Lunatic's Tale
1992 – Prosa Completa de Woody Allen (junção de Sem Penas, Para acabar de vez com a cultura e Efeitos Secundários)
2003 – Riverside Drive / Old Saybrook / Central Park West (três peças de um ato) (Publicado no Brasil como "Adultérios")
2005 – Writer's Block: Two one act plays
2005 – A second hand memory (a drama in two acts)
2007 – Mere Anarchy (Pura anarquia)
Teatro |
Woody Allen atuando na peça Play It Again, Sam (1969), ao lado de Diane Keaton
Ano
Trabalho
Crédito
1960
From A to Z
Escritor
1966
Don't Drink the Water
Escritor
1969
Play It Again, Sam
Escritor, Ator (Allan Felix)
1975
God
Escritor
Death
Escritor
1981
The Floating Light Bulb
Escritor
1995
Central Park West
Escritor
2003
Old Saybrook
Escritor, Diretor
Riverside Drive
Escritor, Diretor
2004
A Second Hand Memory
Escritor, Diretor
2011
Honeymoon Motel
Escritor
2013
Bullets Over Broadway
Escritor
Prêmios e indicações |
Ver artigo principal: Lista de prêmios e indicações de Woody Allen
Referências
↑«Filha adotiva de Woody Allen diz que foi abusada sexualmente pelo diretor». Universo Online. Celebridades.uol.com.br
↑"Perez-Pena", "Richard" (26 de outubro de 1993). «Agency Drops Abuse Inquiry in Allen Case». "The New York Times". Consultado em 11 de março de 2018
↑Markus Nornes (2007). Cinema babel: translating global cinema (em inglês). [S.l.]: Minnesota Press. p. 269. ISBN 978-0-8166-5042-2
↑«Io e Annie» (em inglês). O filme arrecadou 38.251.425 de dólares. Mojo Box Office. Consultado em 10 de setembro de 2011
↑Robert E. Kapsis, Kathie Coblentz (2006). Woody Allen: interviews, pag XXIV (em inglês). [S.l.]: Univ. Press of Mississippi. ISBN 978-1-57806-793-0
↑Sander H. Lee (2002). Eighteen Woody Allen films analyzed: anguish, God and existentialism (em inglês). [S.l.]: McFarland. p. 23. ISBN 978-0-7864-1319-5
↑«Mia farrow e filho ironizam homenagem a Woody Allen no Globo de Ouro». Universo Online. Cinema.uol.com.br
↑«Globo de ouro - Mia e Ronan Farrow ironizam homenagem a Woody Allen». Veja. Veja.abril.com.br
Ligações externas |
Site oficial (em inglês)
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Woody Allen
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Woody Allen
Woody Allen no Cineblog (em português) www.cineblog.com.br
Woody Allen - Para Roma com Amor (em português) www.ruadebaixo.com
Woody Allen Web (em castelhano)
Woody Allen (em inglês) no Internet Movie Database
v
d
e
Filmes dirigidos por Woody Allen
Os títulos, quando diferentes, aparecem nas versões em Portugal e no Brasil, respectivamente.
What's Up, Tiger Lily? (Que se Passa, Tigresa? / O Que Há, Tigresa?) • Take the Money and Run (O Inimigo Público / Um Assaltante bem Trapalhão) • Men of Crisis: The Harvey Wallinger Story • Bananas • Everything You Always Wanted to Know About Sex* (*But Were Afraid to Ask) (O ABC do Amor / Tudo o que Você Sempre Quis Saber Sobre Sexo (Mas Tinha Medo de Perguntar)) • Sleeper (O Herói do Ano 2000 / O Dorminhoco) • Love and Death (Nem Guerra nem Paz / A Última Noite de Boris Grushenko) • Annie Hall (Annie Hall / Noivo Neurótico, Noiva Nervosa) • Interiors (Intimidade / Interiores) • Manhattan • Stardust Memories • A Midsummer Night's Sex Comedy (Uma Comédia Sexual numa Noite de Verão / Sonhos Eróticos Numa Noite de Verão) • Zelig • Broadway Danny Rose (O Agente da Broadway / Broadway Danny Rose) • A Rosa Púrpura do Cairo • Hannah and Her Sisters (Ana e as suas Irmãs / Hannah e suas Irmãs) • Radio Days (Dias da Rádio / A Era do Rádio) • September (Setembro) • Another Woman (Uma Outra Mulher / A Outra) • New York Stories (Histórias de Nova Iorque / Contos de Nova York) • Crimes and Misdemeanors (Crimes e Escapadelas / Crimes e Pecados) • Alice (Alice / Simplesmente Alice) • Shadows and Fog (Sombras e Nevoeiro / Neblina e Sombras) • Husbands and Wives • Manhattan Murder Mystery (O Misterioso Assassínio em Manhattan / Um Misterioso Assassinato em Manhattan) • Bullets Over Broadway (Balas Sobre a Broadway / Tiros na Broadway) • Don't Drink the Water • Mighty Aphrodite (Poderosa Afrodite) • Everyone Says I Love You (Toda a Gente Diz que te Amo / Todos Dizem Eu Te Amo) • Deconstructing Harry (As Faces de Harry / Desconstruindo Harry) • Celebridades • Sweet and Lowdown (Através da Noite / Poucas e Boas) • Small Time Crooks (Vigaristas de Bairro / Trapaceiros) • The Curse of the Jade Scorpion (O Escorpião de Jade / A Maldição do Escorpião de Jade) • Hollywood Ending (Dirigindo no Escuro / Hollywood Ending) • Anything Else (A Vida e Tudo o Mais / Igual a Tudo na Vida) • Melinda and Melinda (Melinda e Melinda) • Match Point (Match Point / Ponto Final - Match Point) • Scoop (Scoop / Scoop - O Grande Furo) • Cassandra's Dream (O Sonho de Cassandra) • Vicky Cristina Barcelona • Whatever Works (Tudo Pode Dar Certo) • You Will Meet a Tall Dark Stranger (Vais Conhecer o Homem dos Teus Sonhos / Você Vai Conhecer o Homem dos Seus Sonhos) • Midnight in Paris (Meia Noite em Paris) • To Rome with Love (Para Roma Com Amor) • Blue Jasmine • Magia ao Luar • Homem Irracional • Café Society
Prémios de Woody Allen
v
d
e
Óscar da Academia de Melhor Diretor
1929 – 1939
Lewis Milestone (1929) Comédia
Frank Borzage (1929) Drama
Frank Lloyd (1930)
Lewis Milestone (1930)
Norman Taurog (1931)
Frank Borzage (1932)
Frank Lloyd (1934)
Frank Capra (1935)
John Ford (1936)
Frank Capra (1937)
Leo McCarey (1938)
Frank Capra (1939)
1940 – 1949
Victor Fleming (1940)
John Ford (1941)
John Ford (1942)
William Wyler (1943)
Michael Curtiz (1944)
Leo McCarey (1945)
Billy Wilder (1946)
William Wyler (1947)
Elia Kazan (1948)
John Huston (1949)
1950 – 1959
Joseph L. Mankiewicz (1950)
Joseph L. Mankiewicz (1951)
George Stevens (1952)
John Ford (1953)
Fred Zinnemann (1954)
Elia Kazan (1955)
Delbert Mann (1956)
George Stevens (1957)
David Lean (1958)
Vincente Minnelli (1959)
1960 – 1969
William Wyler (1960)
Billy Wilder (1961)
Jerome Robbins / Robert Wise (1962)
David Lean (1963)
Tony Richardson (1964)
George Cukor (1965)
Robert Wise (1966)
Fred Zinnemann (1967)
Mike Nichols (1968)
Carol Reed (1969)
1970 – 1979
John Schlesinger (1970)
Franklin J. Schaffner (1971)
William Friedkin (1972)
Bob Fosse (1973)
George Roy Hill (1974)
Francis Ford Coppola (1975)
Miloš Forman (1976)
John G. Avildsen (1977)
Woody Allen (1978)
Michael Cimino (1979)
1980 – 1989
Robert Benton (1980)
Robert Redford (1981)
Warren Beatty (1982)
Richard Attenborough (1983)
James L. Brooks (1984)
Miloš Forman (1985)
Sydney Pollack (1986)
Oliver Stone (1987)
Bernardo Bertolucci (1988)
Barry Levinson (1989)
1990 – 1999
Oliver Stone (1990)
Kevin Costner (1991)
Jonathan Demme (1992)
Clint Eastwood (1993)
Steven Spielberg (1994)
Robert Zemeckis (1995)
Mel Gibson (1996)
Anthony Minghella (1997)
James Cameron (1998)
Steven Spielberg (1999)
2000 – 2009
Sam Mendes (2000)
Steven Soderbergh (2001)
Ron Howard (2002)
Roman Polanski (2003)
Peter Jackson (2004)
Clint Eastwood (2005)
Ang Lee (2006)
Martin Scorsese (2007)
Joel e Ethan Coen (2008)
Danny Boyle (2009)
2010 – presente
Kathryn Bigelow (2010)
Tom Hooper (2011)
Michel Hazanavicius (2012)
Ang Lee (2013)
Alfonso Cuarón (2014)
Alejandro González Iñárritu (2015)
Alejandro González Iñárritu (2016)
Damien Chazelle (2017)
Guillermo del Toro (2018)
Alfonso Cuarón (2019)
v
d
e
Óscar da Academia de Melhor Roteiro Original
1941 – 1949
Preston Sturges (1941)
Herman J. Mankiewicz / Orson Welles (1942)
Michael Kanin / Ring Lardner, Jr. (1943)
Norman Krasna (1944)
Lamar Trotti (1945)
Richard Schweizer (1946)
Muriel Box / Sydney Box (1947)
Sidney Sheldon (1948)
não atribuído (1949)
1950 – 1959
Robert Pirosh (1950)
Charles Brackett / D. M. Marshman, Jr. / Billy Wilder (1951)
Alan Jay Lerner (1952)
T. E. B. Clarke (1953)
Charles Brackett / Richard L. Breen / Walter Reisch (1954)
Budd Schulberg (1955)
Sonya Levien / William Ludwig (1956)
Albert Lamorisse (1957)
George Wells (1958)
Nedrick Young / Harold Jacob Smith (1959)
1960 – 1969
Clarence Greene / Maurice Richlin / Russell Rouse / Stanley Shapiro (1960)
I. A. L. Diamond / Billy Wilder (1961)
William Inge (1962)
Ennio de Concini / Pietro Germi / Alfredo Giannetti (1963)
James Webb (1964)
Peter Stone / Frank Tarloff (1965)
Frederic Raphael (1966)
Claude Lelouch / Pierre Uytterhoeven (1967)
William Rose (1968)
Mel Brooks (1969)
1970 – 1979
William Goldman (1970)
Francis Ford Coppola / Edmund H. North (1971)
Paddy Chayefsky (1972)
Jeremy Larner (1973)
David S. Ward (1974)
Robert Towne (1975)
Frank Pierson (1976)
Paddy Chayefsky (1977)
Woody Allen / Marshall Brickman (1978)
Robert C. Jones / Waldo Salt / Nancy Dowd (1979)
1980 – 1989
Steve Tesich (1980)
Bo Goldman (1981)
Colin Welland (1982)
John Briley (1983)
Horton Foote (1984)
Robert Benton (1985)
William Kelley / Pamela Wallace / Earl Wallace (1986)
Woody Allen (1987)
John Patrick Shanley (1988)
Ronald Bass / Barry Morrow (1989)
1990 – 1999
Tom Schulman (1990)
Bruce Joel Rubin (1991)
Callie Khouri (1992)
Neil Jordan (1993)
Jane Campion (1994)
Quentin Tarantino / Roger Avary (1995)
Christopher McQuarrie (1996)
Joel Coen / Ethan Coen (1997)
Ben Affleck / Matt Damon (1998)
Marc Norman / Tom Stoppard (1999)
2000 – 2009
Alan Ball (2000)
Cameron Crowe (2001)
Julian Fellowes (2002)
Pedro Almodóvar (2003)
Sofia Coppola (2004)
Pierre Bismuth / Michel Gondry / Charlie Kaufman (2005)
Paul Haggis / Bobby Moresco (2006)
Michael Arndt (2007)
Diablo Cody (2008)
Dustin Lance Black (2009)
2010 – presente
Mark Boal (2010)
David Seidler (2011)
Woody Allen (2012)
Quentin Tarantino (2013)
Spike Jonze (2014)
Armando Bó / Alexander Dinelaris Jr. / Nicolás Giacobone / Alejandro González Iñárritu (2015)
Josh Singer / Tom McCarthy (2016)
Kenneth Lonergan (2017)
Jordan Peele (2018)
Peter Farrelly / Nick Vallelonga / Brian Hayes Currie (2019)
v
d
e
Globo de Ouro de Melhor Roteiro
1965 - 1969
Robert Bolt (1965)
Robert Bolt (1966)
Stirling Silliphant (1967)
Stirling Silliphant (1968)
Bridget Boland, John Hale e Richard Sokolove (1969)
1970 - 1979
Erich Segal (1970)
Paddy Chayefsky (1971)
Francis Ford Coppola e Mario Puzo (1972)
William Peter Blatty (1973)
Robert Towne (1974)
Lawrence Hauben e Bo Goldman (1975)
Paddy Chayefsky (1976)
Neil Simon (1977)
Oliver Stone (1978)
Robert Benton (1979)
1980 - 1989
William Peter Blatty (1980)
Ernest Thompson (1981)
John Briley (1982)
James L. Brooks (1983)
Peter Shaffer (1984)
Woody Allen (1985)
Robert Bolt (1986)
Bernardo Bertolucci, Mark Peploe e Enzon Ungari (1987)
Naomi Foner (1988)
Oliver Stone e Ron Kovic (1989)
1990 - 1999
Michael Blake (1990)
Callie Khouri (1991)
Bo Goldman (1992)
Steven Zaillian (1993)
Quentin Tarantino (1994)
Emma Thompson (1995)
Scott Alexander e Larry Karaszewski (1996)
Ben Affleck e Matt Damon (1997)
Marc Norman e Tom Stoppard (1998)
Alan Ball (1999)
2000 - 2009
Stephen Gaghan (2000)
Akiva Goldsman (2001)
Alexander Payne e Jim Taylor (2002)
Sofia Coppola (2003)
Alexander Payne e Jim Taylor (2004)
Larry McMurty e Diana Ossana (2005)
Peter Morgan (2006)
Joel e Ethan Coen (2007)
Simon Beaufoy (2008)
Jason Reitman & Sheldon Turner (2009)
2010 - presente
Aaron Sorkin (2010)
Woody Allen (2011)
Quentin Tarantino (2012)
Spike Jonze (2013)
Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone, Alexander Dinelaris, Jr. e Armando Bo (2014)
Aaron Sorkin (2015)
Damien Chazelle (2016)
Martin McDonagh (2017)
Brian Hayes Currie, Nick Vallelonga e Peter Farrelly (2018)
O ano refere-se ao da produção do filme. O prémio é normalmente entregue no ano seguinte.
v
d
e
Prémio Cecil B. DeMille
1952 - 1959
Cecil B. DeMille (1952)
Walt Disney (1953)
Darryl F. Zanuck (1954)
Jean Hersholt (1955)
Jack Warner (1956)
Mervyn LeRoy (1957)
Buddy Adler (1958)
Maurice Chevalier (1959)
1960 - 1969
Bing Crosby (1960)
Fred Astaire (1961)
Judy Garland (1962)
Bob Hope (1963)
Joseph E. Levine (1964)
James Stewart (1965)
John Wayne (1966)
Charlton Heston (1967)
Kirk Douglas (1968)
Gregory Peck (1969)
1970 - 1979
Joan Crawford (1970)
Frank Sinatra (1971)
Alfred Hitchcock (1972)
Samuel Goldwyn (1973)
Bette Davis (1974)
Hal B. Wallis (1975)
Walter Mirisch (1977)
Red Skelton (1978)
Lucille Ball (1979)
1980 - 1989
Henry Fonda (1980)
Gene Kelly (1981)
Sidney Poitier (1982)
Laurence Olivier (1983)
Paul Newman (1984)
Elizabeth Taylor (1985)
Barbara Stanwyck (1986)
Anthony Quinn (1987)
Clint Eastwood (1988)
Doris Day (1989)
1990 - 1999
Audrey Hepburn (1990)
Jack Lemmon (1991)
Robert Mitchum (1992)
Lauren Bacall (1993)
Robert Redford (1994)
Sophia Loren (1995)
Sean Connery (1996)
Dustin Hoffman (1997)
Shirley MacLaine (1998)
Jack Nicholson (1999)
2000 - 2009
Barbra Streisand (2000)
Al Pacino (2001)
Harrison Ford (2002)
Gene Hackman (2003)
Michael Douglas (2004)
Robin Williams (2005)
Anthony Hopkins (2006)
Warren Beatty (2007)
Steven Spielberg (2009)
2010 - presente
Martin Scorsese (2010)
Robert De Niro (2011)
Morgan Freeman (2012)
Jodie Foster (2013)
Woody Allen (2014)
George Clooney (2015)
Denzel Washington (2016)
Meryl Streep (2017)
Oprah Winfrey (2018)
Jeff Bridges (2019)
v
d
e
Critics' Choice de Melhor Roteiro
Roteiro (1996–1997,2002-2009, retirado)
Emma Thompson (1996)
Anthony Minghella (1997)
Christopher Nolan (2002)
Charlie Kaufman (2003)
Jim Sheridan / Kirsten Sheridan / Naomi Sheridan (2004)
Alexander Payne / Jim Taylor (2005)
Paul Haggis / Robert Moresco (2006)
Michael Arndt (2007)
Diablo Cody (2008)
Simon Beaufoy (2009)
Roteiro, original (1998–2001, 2010-presente)
Ben Affleck / Matt Damon (1998)
Tom Stoppard / Marc Norman (1999)
Alan Ball (2000)
Cameron Crowe (2001)
Quentin Tarantino (2010)
David Seidler (2011)
Woody Allen (2012)
Quentin Tarantino (2013)
Spike Jonze (2014)
Alejandro González Iñárritu / Nicolás Giacobone / Alexander Dinelaris, Jr. / Armando Bo (2015)
Tom McCarthy e Josh Singer (2016)
Damien Chazelle / Kenneth Lonergan (2017)
Jordan Peele (2018)
Paul Schrader (2019)
Roteiro, adaptado (1998–2001, 2010–presente)
Curtis Hanson / Brian Helgeland (1998)
Scott Smith (1999)
Frank Darabont (2000)
Stephen Gaghan (2001)
Jason Reitman / Sheldon Turner (2010)
Aaron Sorkin (2011)
Steven Zaillian / Aaron Sorkin (2012)
Tony Kushner (2013)
John Ridley (2014)
Gillian Flynn (2015)
Adam McKay e Charles Randolph (2016)
Eric Heisserer (2017)
James Ivory (2018)
Barry Jenkins (2019)
v
d
e
BAFTA de Melhor Diretor
1968 – 1979
Mike Nichols (1968)
John Schlesinger (1969)
George Roy Hill (1970)
John Schlesinger (1971)
Bob Fosse (1972)
François Truffaut (1973)
Roman Polanski (1974)
Stanley Kubrick (1975)
Miloš Forman (1976)
Woody Allen (1977)
Alan Parker (1978)
Francis Ford Coppola (1979)
1980 – 1989
Akira Kurosawa (1980)
Louis Malle (1981)
Richard Attenborough (1982)
Bill Forsyth (1983)
Wim Wenders (1984)
Woody Allen (1986)
Oliver Stone (1987)
Louis Malle (1988)
Kenneth Branagh (1989)
1990 – 1999
Martin Scorsese (1990)
Alan Parker (1991)
Robert Altman (1992)
Steven Spielberg (1993)
Michael Radford (1994)
Mike Newell (1995)
Joel Coen & Ethan Coen (1996)
Baz Luhrmann (1997)
Peter Weir (1998)
Pedro Almodóvar (1999)
2000 – 2009
Ang Lee (2000)
Peter Jackson (2001)
Roman Polanski (2002)
Peter Weir (2003)
Mike Leigh (2004)
Ang Lee (2005)
Paul Greengrass (2006)
Joel Coen & Ethan Coen (2007)
Danny Boyle (2008)
Kathryn Bigelow (2009)
2010 – presente
David Fincher (2010)
Michel Hazanavicius (2011)
Ben Affleck (2012)
Alfonso Cuarón (2013)
Richard Linklater (2014)
Alejandro G. Iñárritu (2015)
Damien Chazelle (2016)
Guillermo del Toro (2018)
Alfonso Cuarón (2019)
O ano refere-se ao da produção do filme. O prémio é normalmente entregue no ano seguinte.
v
d
e
BAFTA de Melhor Roteiro original
1983 – 1989
Paul D. Zimmerman (1982)
Woody Allen (1983)
Woody Allen (1984)
Woody Allen (1986)
David Leland (1987)
Shawn Slovo (1988)
Nora Ephron (1989)
1990 – 1999
Giuseppe Tornatore (1990)
Anthony Minghella (1991)
Woody Allen (1992)
Harold Ramis & Danny Rubin (1993)
Roger Avary & Quentin Tarantino (1994)
Christopher McQuarrie (1995)
Mike Leigh (1996)
Gary Oldman (1997)
Andrew Niccol (1998)
Charlie Kaufman (1999)
2000 – 2009
Cameron Crowe (2000)
Jean-Pierre Jeunet & Guillaume Laurant (2001)
Pedro Almodóvar (2002)
Thomas McCarthy (2003)
Charlie Kaufman (2004)
Paul Haggis & Robert Moresco (2005)
Michael Arndt (2006)
Diablo Cody (2007)
Martin McDonagh (2008)
Mark Boal (2009)
2010 – presente
David Seidler (2010)
Michel Hazanavicius (2011)
Quentin Tarantino (2012)
David O. Russell e Eric Warren Singer (2013)
Wes Anderson e Hugo Guinness (2014)
Thomas McCarthy e Josh Singer (2015)
Kenneth Lonergan (2016)
O ano refere-se ao da produção do filme. O prémio é normalmente entregue no ano seguinte.
v
d
e
BAFTA Fellowship Award
1971–1979
Alfred Hitchcock (1971)
Freddie Young (1972)
Grace Wyndham Goldie (1973)
David Lean (1974)
Jacques Cousteau (1975)
Charlie Chaplin (1976)
Laurence Olivier (1976)
Denis Forman (1977)
Fred Zinnemann (1978)
Lew Grade e Huw Wheldon (1979)
1980–1989
David Attenborough e John Huston (1980)
Abel Gance, Michael Powell e Emeric Pressburger (1981)
Andrzej Wajda (1982)
Richard Attenborough (1983)
Hugh Greene e Sam Spiegel (1984)
Jeremy Isaacs (1985)
Steven Spielberg (1986)
Federico Fellini (1987)
Ingmar Bergman (1988)
Alec Guinness (1989)
1990–1999
Paul Fox (1990)
Louis Malle (1991)
John Gielgud e David Plowright (1992)
Sydney Samuelson e Colin Young (1993)
Michael Grade (1994)
Billy Wilder (1995)
Jeanne Moreau, Ronald Neame, John Schlesinger e Maggie Smith (1996)
Woody Allen, Steven Bochco, Julie Christie, Oswald Morris, Harold Pinter e David Rose (1997)
Sean Connery e Bill Cotton (1998)
Eric Morecambe, Ernie Wise e Elizabeth Taylor (1999)
2000 – 2009
Michael Caine, Stanley Kubrick e Peter Bazalgette (2000)
Albert Finney, John Thaw e Judi Dench (2001)
Warren Beatty, Merchant Ivory Productions, Andrew Davies e John Mills (2002)
Saul Zaentz e David Jason (2003)
John Boorman e Roger Graef (2004)
John Barry e David Frost (2005)
David Puttnam e Ken Loach (2006)
Anne V. Coates, Richard Curtis e Will Wright (2007)
Anthony Hopkins e Bruce Forsyth (2008)
Dawn French, Jennifer Saunders, Terry Gilliam e Nolan Bushnell (2009)
2010–presente
Vanessa Redgrave, Shigeru Miyamoto e Melvyn Bragg (2010)
Christopher Lee, Peter Molyneux e Trevor McDonald (2011)
Martin Scorsese e Rolf Harris(2012)
Alan Parker, Gabe Newell e Michael Palin (2013)
Helen Mirren, Rockstar Games e Julie Walters (2014)
Nota: Cabo-verdiano redireciona para este artigo. Para a língua falada em Cabo Verde, veja crioulo cabo-verdiano. Para outros significados, veja Cabo Verde (desambiguação). Coordenadas: 14° 55' N 23° 31' O Cabo Verde República de Cabo Verde Bandeira Brasão de Armas Lema: Unidade, Trabalho, Progresso Hino nacional: Cântico da Liberdade Gentílico: cabo-verdiano [ 1 ] Capital Praia 14° 55' N 23° 31' O Cidade mais populosa Praia Língua oficial Português Governo República unitária semipresidencialista [ 2 ] - Presidente Jorge Carlos Fonseca - Primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva História - Descoberta 1460 - Independência 00 • de Portugal 5 de Julho de 1975 - Multipartidarismo 13 de Janeiro de 1990 Área - Total 4 033 km² (146.º) - Água (%) 0,08 População - Estimativa para 2017 560 899 [ 3 ] hab. (173.º)