Adição





Disambig grey.svg Nota: Se procura dependência de substâncias químicas, veja Drogadição.






Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde junho de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Matemática

Egyptian A'h-mosè or Rhind Papyrus (1065x1330).png



































Adição é uma das operações básicas da aritmética.[1][2] Na sua forma mais simples, a adição combina dois números em um único número, denominado soma, total ou resultado.[1] Adicionar mais números corresponde a repetir a operação. Por extensão, a adição de zero, um ou uma quantidade infinita de números pode ser definida.


Pode também ser uma operação geométrica: a partir de dois segmentos de reta dados é possível determinar um terceiro segmento cujo comprimento seja igual à soma dos dois iniciais.




Índice






  • 1 Propriedades importantes


  • 2 Notação


  • 3 Relações com outras operações e constantes


  • 4 Somas úteis


  • 5 Aproximação por integrais


  • 6 Em música


  • 7 Ver também


  • 8 Ligações externas


  • 9 Referências





Propriedades importantes |


No conjunto dos números reais a adição possui as seguintes propriedades:




  • Comutativa: A ordem das parcelas não altera o resultado da operação.[1] Assim, se 2 + 3 = 5, então 3 + 2 = 5.


  • Associativa: O agrupamento das parcelas não altera o resultado.[1] Assim, se (2 + 3) + 1 = 6, então 2 + (3 + 1) = 6.


  • Distributiva: Quando estamos multiplicando por um número, uma soma composta por duas parcelas, podemos primeiro efetuar a soma e depois a multiplicação, ou multiplicar cada uma das parcelas pelo referido valor e depois efetuar a soma dos resultados. Por exemplo, 2∗(3+4)=2∗3+2∗4{displaystyle 2*(3+4)=2*3+2*4}{displaystyle 2*(3+4)=2*3+2*4}.


  • Elemento neutro: A parcela 0 (zero) não altera o resultado das demais parcelas. O zero é denominado como o "elemento neutro" da adição.[1] Assim, se 2 + 3 = 5, então 2 + 3 + 0 = 5.


  • Fechamento: A soma de dois números reais será sempre um número real.[1]



Notação |




Símbolo matemático da soma.


Se os termos, ou somandos, são escritos individualmente, então a adição é escrita usando-se o sinal mais, ou chus (em português arcaico) ("+"). Assim, a soma de 1, 2 e 4 é escrita como 1 + 2 + 4 = 7. Se os termos da soma não são escritos individualmente, então podemos usar reticências (...) para marcar os termos que foram omitidos. Assim, a soma de todos os números naturais de 1 a 100 é escrita como 1 + 2 + … + 99 + 100.


De forma alternativa, a soma pode ser representada pelo símbolo de somatório, que é a letra grega Sigma maiúscula. Isso é definido como:


i=mnxi=xm+xm+1+xm+2+⋯+xn−1+xn.{displaystyle sum _{i=m}^{n}x_{i}=x_{m}+x_{m+1}+x_{m+2}+dots +x_{n-1}+x_{n}.}sum _{{i=m}}^{{n}}x_{{i}}=x_{{m}}+x_{{m+1}}+x_{{m+2}}+dots +x_{{n-1}}+x_{{n}}.

O subscrito i fornece o símbolo para uma variável, i. Aqui, i representa o índice do somatório; m é o limite inferior do somatório, e n é o limite superior do somatório. Assim, por exemplo:


k=15k=1+2+3+4+5.{displaystyle sum _{k=1}^{5}k=1+2+3+4+5.}{displaystyle sum _{k=1}^{5}k=1+2+3+4+5.}

Podemos também considerar somas com uma quantidade infinita de termos, chamadas de séries infinitas. A diferença na notação seria o uso do símbolo de infinito (∞) no lugar dos limites inferior e/ou superior. A soma de tais séries é definida como o limite da soma dos n primeiros termos quando n cresce sem limites. Isto é:


i=m∞xi:=limn→i=mnxi.{displaystyle sum _{i=m}^{infty }x_{i}:=lim _{nto infty }sum _{i=m}^{n}x_{i}.}sum _{{i=m}}^{{infty }}x_{{i}}:=lim _{{nto infty }}sum _{{i=m}}^{{n}}x_{{i}}.

Podemos substituir de forma similiar m por infinito negativo, e


i=−xi:=limn→i=−nmxi+limn→i=m+1nxi,{displaystyle sum _{i=-infty }^{infty }x_{i}:=lim _{nto infty }sum _{i=-n}^{m}x_{i}+lim _{nto infty }sum _{i=m+1}^{n}x_{i},}sum _{{i=-infty }}^{infty }x_{i}:=lim _{{nto infty }}sum _{{i=-n}}^{m}x_{i}+lim _{{nto infty }}sum _{{i=m+1}}^{n}x_{i},

para algum m, desde que ambos os limites existam.



Relações com outras operações e constantes |


É possível somar menos que 2 números



  • Se você somar o termo único x, então a soma é x.

  • Se você somar zero termos, então a soma é zero, porque zero é o elemento neutro da adição. Isso é conhecido como soma vazia.


Esses casos degenerados são normalmente usados apenas quando a notação de soma dá um resultado degenerado num caso especial. Por exemplo, se m = n na definição acima, então há apenas um termo na soma; se m = n + 1, então não há nenhum.


Muitas outras operações podem ser pensadas como somas generalizadas. Se um termo único x aparece numa soma n vezes, então a soma é nx, o resultado de uma multiplicação. Se n não é um número natural, então a multiplicação ainda pode fazer sentido, de modo que temos uma espécie de noção de somar um termo, digamos, duas vezes e meia.


Um caso especial é a multiplicação por -1, que leva ao conceito de inverso aditivo, e a subtração, a operação inversa da adição.


A versão mais geral destas ideias é a combinação linear, em que qualquer quantidade de termos é incluída em uma soma generalizada qualquer número de vezes.



Somas úteis |


As identidades a seguir são bastante úteis:







i=1ni=n(n+1)2{displaystyle sum _{i=1}^{n}i={frac {n(n+1)}{2}}}sum _{{i=1}}^{{n}}i={frac  {n(n+1)}{2}}

 (ver séries aritméticas);


i=1n(2i−1)=n2;{displaystyle sum _{i=1}^{n}(2i-1)=n^{2};}sum _{{i=1}}^{{n}}(2i-1)=n^{2};

i=0ni2=n(n+1)(2n+1)6;{displaystyle sum _{i=0}^{n}i^{2}={frac {n(n+1)(2n+1)}{6}};}sum _{{i=0}}^{{n}}i^{{2}}={frac  {n(n+1)(2n+1)}{6}};

i=0ni3=(n(n+1)2)2;{displaystyle sum _{i=0}^{n}i^{3}=left({frac {n(n+1)}{2}}right)^{2};}sum _{{i=0}}^{{n}}i^{{3}}=left({frac  {n(n+1)}{2}}right)^{{2}};


i=N1N2xi=xN2+1−xN1x−1{displaystyle sum _{i=N_{1}}^{N_{2}}x^{i}={frac {x^{N_{2}+1}-x^{N_{1}}}{x-1}}}sum _{{i=N_{1}}}^{{N_{2}}}x^{{i}}={frac  {x^{{N_{2}+1}}-x^{{N_{1}}}}{x-1}} (ver séries geométricas);


i=0nxi=xn+1−1x−1{displaystyle sum _{i=0}^{n}x^{i}={frac {x^{n+1}-1}{x-1}}}sum _{{i=0}}^{{n}}x^{{i}}={frac  {x^{{n+1}}-1}{x-1}} (caso especial do anterior em que N1=0{displaystyle {N_{1}}=0}{N_{1}}=0)


i=0∞kxi=k1−x;|x|<1{displaystyle sum _{i=0}^{infty }kx^{i}={frac {k}{1-x}};|x|<1}sum _{{i=0}}^{{infty }}kx^{{i}}={frac  {k}{1-x}};|x|<1 (caso especial do anterior, limn→{displaystyle lim _{nto infty }}lim _{{nto infty }});







i=0n(ni)=2n{displaystyle sum _{i=0}^{n}{n choose i}=2^{n}}sum _{{i=0}}^{{n}}{n choose i}=2^{{n}}

 (ver coeficiente binomial);

i=0n−1(ik)=(nk+1).{displaystyle sum _{i=0}^{n-1}{i choose k}={n choose k+1}.}sum _{{i=0}}^{{n-1}}{i choose k}={n choose k+1}.

Em geral, a soma das n primeiras potências de m é


i=0nim=(n+1)m+1m+1+∑k=1mBkm−k+1(mk)(n+1)m−k+1,{displaystyle sum _{i=0}^{n}i^{m}={frac {(n+1)^{m+1}}{m+1}}+sum _{k=1}^{m}{frac {B_{k}}{m-k+1}}{m choose k}(n+1)^{m-k+1},}sum _{{i=0}}^{n}i^{m}={frac  {(n+1)^{{m+1}}}{m+1}}+sum _{{k=1}}^{m}{frac  {B_{k}}{m-k+1}}{m choose k}(n+1)^{{m-k+1}},

onde Bk{displaystyle B_{k}}B_{k} é o k-ésimo número de Bernoulli.


As seguintes expressões são aproximações úteis (usando notação teta):






i=1nic=Θ(nc+1){displaystyle sum _{i=1}^{n}i^{c}=Theta (n^{c+1})}sum _{{i=1}}^{{n}}i^{{c}}=Theta (n^{{c+1}})
 para toda constante real c maior que -1;

i=1n1i=Θ(log⁡n){displaystyle sum _{i=1}^{n}{frac {1}{i}}=Theta (log {n})}sum _{{i=1}}^{{n}}{frac  {1}{i}}=Theta (log {n})





i=1nci=Θ(cn){displaystyle sum _{i=1}^{n}c^{i}=Theta (c^{n}),}sum _{{i=1}}^{{n}}c^{{i}}=Theta (c^{{n}}),
  para toda constante real c maior que 1;





i=1nlog⁡(i)c=Θ(n⋅log⁡(n)c){displaystyle sum _{i=1}^{n}log(i)^{c}=Theta (ncdot log(n)^{c})}sum _{{i=1}}^{{n}}log(i)^{{c}}=Theta (ncdot log(n)^{{c}})
  para toda constante real c maior ou igual a zero;





i=1nlog⁡(i)c⋅id=Θ(nd+1⋅log⁡(n)c){displaystyle sum _{i=1}^{n}log(i)^{c}cdot i^{d}=Theta (n^{d+1}cdot log(n)^{c})}sum _{{i=1}}^{{n}}log(i)^{{c}}cdot i^{{d}}=Theta (n^{{d+1}}cdot log(n)^{{c}})
  para todas constantes reais não-negativas c e d;





i=1nlog⁡(i)c⋅id⋅bi=Θ(nd⋅log⁡(n)c⋅bn){displaystyle sum _{i=1}^{n}log(i)^{c}cdot i^{d}cdot b^{i}=Theta (n^{d}cdot log(n)^{c}cdot b^{n})}sum _{{i=1}}^{{n}}log(i)^{{c}}cdot i^{{d}}cdot b^{{i}}=Theta (n^{{d}}cdot log(n)^{{c}}cdot b^{{n}})
  para todas constantes reais b > 1, c, d.


Aproximação por integrais |


Muitas aproximações podem ser obtidas pela seguinte conexão entre somas e integrais, válida para qualquer função crescente f:


s=a−1bf(s)ds≤i=abf(i)≤s=ab+1f(s)ds.{displaystyle int _{s=a-1}^{b}f(s),dsleq sum _{i=a}^{b}f(i)leq int _{s=a}^{b+1}f(s),ds.}int _{{s=a-1}}^{{b}}f(s),dsleq sum _{{i=a}}^{{b}}f(i)leq int _{{s=a}}^{{b+1}}f(s),ds.

Para aproximações mais gerais, ver a fórmula de Euler-Maclaurin.



Em música |


A adição também é usada na teoria musical dos conjuntos. George Perle fornece o exemplo seguinte:


"dó-mi, ré-fá♯, mi♭-sol, são instâncias diferentes do mesmo intervalo… o outro tipo de identidade… está relacionado a eixos de simetria. Dó-mi pertence à família de díades simetricamente relacionadas, como segue:"






























ré♯ mi fá♯ sol
sol♯
dó♯ si lá♯
sol♯

Eixos de alturas em itálico, o eixo é determinado pela classe de alturas.

Assim, além de serem parte da família de intervalos-4, dó-mi também é parte da família soma-2 (com G♯ igual a 0).


A linha de tonalidades para a Lyric Suite de Alban Berg, {0,11,7,4,2,9,3,8,10,1,5,6}{displaystyle {0,11,7,4,2,9,3,8,10,1,5,6}}{0,11,7,4,2,9,3,8,10,1,5,6}, é uma série de seis díades, todas somando 11. Se a linha é rotacionada e invertida, ela se torna {0,6,5,1,…}{displaystyle {0,6,5,1,dots }}{0,6,5,1,dots }, em que todas as díades somam 6.

































Díades sucessivas da linha de tonalidades de Lyric Suite, todas somando 11



sol



ré♯

lá♯


mi♯

si

mi



sol♯

dó♯


fá♯

Eixos de alturas em itálico, o eixo é determinado pelas díades (intervalo 1).


Ver também |



  • Aritmética modular

  • Soma de Gauss



Ligações externas |


  • Addition


Referências




  1. abcdef Novaes, Jean Carlos. «Adição e Suas Propriedades Fundamentais na Matemática». Matemática Básica. Consultado em 9 de junho de 2018 


  2. Silva, Luiz Paulo Moreira. «Adição». Brasil Escola. Consultado em 9 de junho de 2018 




  • Portal da matemática

  • Este artigo foi inicialmente traduzido do artigo da Wikipédia em inglês, cujo título é «Addition».



Popular posts from this blog

Bressuire

Cabo Verde

Gyllenstierna